Dr. Max acelera expansão na Europa unindo mix e omnicanalidade
Rede tcheca de farmácias já soma 3 mil lojas em 18 países, com mais de 30 mil SKUs que permitem harmonizar operação física e digital
por César Ferro em
A Dr. Max, rede de farmácias originária da República Tcheca, pode ser considerada um dos mais relevantes casos de sucesso do setor. Com cerca de 2 milhões de itens comercializados diariamente, a varejista aposta na omnicanalidade e em um amplo mix de produtos para espalhar sua marca por toda a Europa.
Ao todo, a companhia conta com 3 mil lojas distribuídos por 18 países, com destaque para Eslováquia, Polônia, Romênia, Sérvia e Itália, tendo registrado uma receita de € 4,4 bilhões (cerca de R$ 26,9 bilhões) no ano passado. Com uma equipe composta por mais de 20 mil colaboradores, a empresa também tem forte atuação em marcas próprias e na oferta de serviços farmacêuticos.
Para 2026, a empresa concentrará esforços na reformulação do clube de fidelidade, que conta com mais de 12 milhões de beneficiários, na evolução da experiência de compra no aplicativo e na ampliação de sua atuação em saúde e bem-estar.
Trajetória da Dr. Max começa em 2004
A Dr. Max surge após o grupo de investimentos Penta comprar a rede de farmácias Česká lékárna, em 2004. Na ocasião, a varejista tinha 25 PDVs, mas, impulsionada pelo aporte, entrou nos mercados eslovaco e polonês já no ano seguinte.
Com menos de cinco anos de operação, a varejista conquistou sua centésima unidade e, no início da década de 2010, passou a fabricar sua marca própria, que hoje soma mais de 1,3 mil SKUs entre medicamentos e não-medicamentos. Em 2023, o faturamento dessa vertical cresceu 34%, evidenciando a força do private label no negócio.
Outro ponto de virada importante foi o desenvolvimento das vendas online, iniciado em 2014. Atualmente, a empresa comercializa mais de 30 mil SKUs, que vão de medicamentos a suplementos, esteiras, ração para pets e até colchões.
De volta à expansão internacional, a companhia fez um movimento amplo em 2017, adquirindo operações na Romênia, Sérvia e Itália, garantindo sua entrada em três novos mercados. Com a chegada dessas unidades, a empresa se tornou a segunda maior da Europa em número de lojas em 2021 e recuperou a posição de destaque em 2023.
“Para dar suporte ao nosso objetivo de nos tornarmos líderes no mercado farmacêutico para além da Europa Central, não concentramos nosso crescimento apenas na venda de medicamentos. Apostamos também em nosso vasto portfólio de marcas próprias, nos centros de distribuição e nas salas clínicas de primeira classe”, afirma o presidente e CEO Leonardo Ferrandino.
Rede de farmácias segue em crescimento (H2)
No fim de 2023, a Dr. Max expandiu sua operação na Itália por meio da compra da rede local Neo Apotek S.p.A. Com a aquisição, o grupo saltou de 80 para 210 PDVs no país. Já em julho de 2025, a rede fortaleceu sua presença na Sérvia por meio da compra da Žalfija pharmacies.
Digitalização também está no foco
Em abril de 2025, a VusionGroup anunciou um acordo com a Dr. Max para levar soluções de digitalização para aproximadamente mil lojas do conglomerado. O objetivo da parceria foi criar uma experiência de compra capaz de ampliar conexões entre associados e consumidores.
“Ao combinar uma maior eficiência com ferramentas mais inteligentes, estamos criando espaço para que nossos farmacêuticos foquem no que realmente importa – oferecer um cuidado profissional e personalizado”, explica Branislav Chmela, CEO da rede de farmácias na Polônia.
O processo de implementação, que começou com 220 unidades, se estende até o fim do ano. A varejista também integrará etiquetas eletrônicas em suas lojas, trazendo mais tecnologia e sustentabilidade à operação.