Abrafarma Future Trends valoriza tecnologia nas farmácias
Entidade organiza painéis sobre inteligência
artificial no primeiro dia de encontro
por César Ferro em
e atualizado em


Começa nesta terça-feira, dia 12, o Abrafarma Future Trends. E o congresso, logo na sessão de abertura, comprovou sua condição de referência setorial ao atrair mais de 7 mil empresários, executivos, dirigentes e líderes de opinião. Os participantes formam uma audiência disposta a estabelecer networking e compartilhar insights sobre temas como a tecnologia – um dos pilares do evento.
O congresso contará com painéis sobre os avanços da digitalização nas farmácias e também espaços inéditos que evidenciarão o que o futuro guarda para o setor. “Queremos projetar o varejo farmacêutico do amanhã”, afirma o CEO da entidade, Sergio Mena Barreto.
Abrafarma Future Trends coloca IA no centro
No primeiro dia do Abrafarma Future Trends, o uso da inteligência artificial nas farmácias é um dos grandes destaques. Ambas as Super Sessões da manhã discorrerão sobre o tema. O primeiro encontro abordará o “Ecossistema de inovação da China: o Imperativo da IA”. Na sequência, um painel debaterá a revolução da IA no varejo e na saúde, com CEOs de redes como DPSP, Farmácias Pague Menos e Panvel.
Atrações inéditas reforçam o futuro do varejo, mas relembram o passado
Outro destaque do evento são as três atrações inéditas que a Abrafarma preparou para esta edição. As novidades dão indícios do futuro do varejo farmacêutico, enquanto reconhecem aqueles profissionais que trouxeram o setor até aqui.
A entidade apresenta a Farmatech, uma loja-modelo equipada com pelo menos 35 tecnologias e que simula uma farmácia do futuro. A seleção de startups e provedoras teve a curadoria do ecossistema de inovação Vip-Systems, enquanto a Metalfarma foi a responsável pelo planejamento do layout e dos mobiliários.
Outra novidade é a presença do Robô Zetti, responsável pela dispensação automatizada de medicamentos. É a primeira vez que esse modelo de robotização está em funcionamento ao vivo em um evento no Brasil.
Por fim, a associação inaugura uma galeria dedicada a seus ex-presidentes desde sua criação, em 1991. “Jamais poderemos olhar para a frente sem reconhecer o legado de quem contribuiu para mudar o papel do setor nesses quase 35 anos”, argumenta Mena Barreto.
Evento reúne conteúdo, exposição e networking
O Future Trends segue promovendo, no período da tarde, as Arenas de Ideias, com painéis simultâneos em seis palcos. O espaço tem como objetivo estimular reflexões práticas sobre consumo, inovação, comportamento e ESG.
Já a área de exposições ganhou reforço e agora apresenta mais de 90 marcas do setor. O Encontre o Varejista também segue na programação, possibilitando que as redes exponham suas estratégias comerciais e de marketing para a indústria, em sessões fechadas para convidados.