Aciclovir: tire suas dúvidas

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

O Aciclovir é um antiviral usualmente indicado para combater casos de herpes. Com o nome de marca Zovirax, o medicamento possui apresentação

O Aciclovir é um antiviral usualmente indicado para combater casos de herpes. Com o nome de marca Zovirax, o medicamento possui apresentação oral, intravenosa, tópica (tanto creme quanto pomada) e também oftamológica.

Veja também: ACICLOVIR – POMADA E COMPRIMIDOS PARA HERPES …

Apesar de ser um antiviral, o Aciclovir não é indicado para qualquer virose. O herpesvírus e sua família são responsáveis por doenças como a herpes (labial, genital e zozster), catapora, mononucleose, citomegalovirose, sarcoma de Kaposi e exantema súbito.

Siga nosso Instagram

Mas apenas nas ocorrências de herpes e catapora é que há a indicação do Aciclovir. Nos demais casos, ou há algum antiviral mais efetivo, ou sequer é necessário o uso de medicação.

Como encontrar o Aciclovir nas farmácias?

Além de sua forma genérica, o Aciclovir pode ser encontrado nas seguintes versões de marca: Zovirax, Zov, Ziclovir, Ezopen, Cicloviral, Aviral e Aciclomed.

Existem no mercado as seguintes apresentações do medicamento: comprimidos (de 200 mg, 400 mg ou 800 mg), xarope (200 mg/ 5 ml), creme, pomada (a 5%) e também em formula oftalmológica.

Tem efeitos colaterais?

Cada uma das apresentações do Aciclovir pode apresentar efeitos colaterais diferentes, mas, no geral, o medicamento é bem recebido pelo organismo.

A versão oral pode causar dor de cabeça, diarreia, tonturas, náuseas e vômitos. Já a versão tópica pode causar coceiras na região. Nesse caso, os efeitos colaterais são bem mais raros, principalmente na versão de pomada.

Contraindicações

Alérgicos não devem consumir o medicamento. Grávidas devem utilizá-lo apenas com orientação de profissional da saúde, visto que estudos apontam a segurança para o feto, mas são apenas preliminares.

Pacientes com insuficiência renal precisam ter a dose do remédio ajustada com base no grau de disfunção.

O Aciclovir diminui os efeitos da vacina contra a varicela (tratamento deve ser suspenso 24 horas antes e retomado apenas 14 dias depois), e também de medicamentos para epilepsia (como fenitopina e ácido valproico).

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Notícias Relacionadas