A pressão alta é um problema de saúde grave que muitas pessoas enfrentam no mundo inteiro, responsável por aumentar o risco de problemas cardíacos, derrames e doenças renais. Uma das principais formas de tratar a pressão alta é com dieta saudável e equilibrada. Confira a lista de alimentos contra a pressão alta.
Alimentos contra a pressão alta devem ser ricos em potássio
O potássio é um mineral essencial para o equilíbrio do sistema circulatório, pois ajuda a regular a pressão sanguínea. Alimentos como bananas, batatas, cenoura, couve-flor, espinafre, nozes, feijão, ovos e espargos são ótimos para quem sofre de pressão arterial alta.
Benefícios dos alimentos ricos em magnésio
O magnésio é outro mineral que contribui para a melhora da pressão arterial. O salmão, abacate, aspargos, amêndoas, soja, ervilhas e ovos são excelentes fonte e proporcionam benefícios ao organismo.
Ômega 3
Os alimentos ricos em ácidos graxos ômega 3, como salmão, sardinha e atum, são benéficos para quem sofre de hipertensão. Atua no controle do colesterol e triglicérides.
Fibras
As fibras presentes nos legumes, grãos integrais e frutas regulam os níveis de pressão arterial e melhora a digestão.
Cálcio
O cálcio está associado à redução dos níveis de pressão arterial. Alimentos como leite, queijos, soja, tofu e vegetais verdes escuros são ótimos para quem sofre de hipertensão.
Vitamina C
A vitamina C é um antioxidante poderoso que reduz a pressão alta. Frutas cítricas como laranjas, limões e tangerinas são alimentos ricos em vitamina C e fornecem muitos outros benefícios à saúde.
Vitamina D
Está comprovado cientificamente que a suplementação de vitamina D ajuda a baixar os níveis de pressão arterial. Alimentos ricos em vitamina D, como peixes oleosos, cogumelos, ovos e leite de soja são ótimos para quem tem hipertensão.
Este conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta médica. Para esclarecimento de dúvidas adicionais sobre uma patologia, medicamento ou tratamento, converse com um profissional de saúde de sua confiança. Evite sempre a automedicação.