Estimulada pela venda de alternativas ao Ozempic, Wegovy e Zepbound, a startup de telemedicina Hims & Hers Health vem sendo um dos principais destaques do segmento na bolsa de valores. Baseada em planos de assinatura para tratamentos médicos, a companhia fundada em 2016 tem conquistado seu espaço no setor e incomodado gigantes. As informações são do Brazil Journal.
Inicialmente voltada apenas ao público masculino, a companhia iniciou suas operações como Hims, oferecendo tratamentos para disfunção erétil e perda de cabelo. Em 2018, mudou sua denominação para Hims & Hers, acrescentando tratamentos dermatológicos, de emagrecimento e para problemas mentais, como ansiedade e depressão.
Comercialização de alternativas ao Ozempic é permitida pelo FDA
Por meio consultas virtuais e medicamentos manipulados de forma personalizada a US$ 199 (cerca de R$ 1.145) mensais, a empresa se baseia em uma regra de exceção do FDA para vender os populares fármacos com um preço mais de quatro vezes menor.
O texto que possibilita a atuação da empresa nesse mercado determina que réplicas possam ser comercializadas quando a farmacêutica detentora da patente não oferecer produtos em nível suficiente para o atendimento da demanda. O custo do tratamento com Ozempic para um cidadão norte-americano sem seguro médico gira em torno de US$ 936 (R$ 5.389) mensais atualmente.
Diferentes marcos registram o crescimento da empresa
O primeiro grande momento de crescimento foi um desdobramento da pandemia, quando os Estados Unidos registraram um boom no número de consultas virtuais e autorizaram pela primeira vez a emissão de receitas digitais.
“De lá para cá, a empresa está explodindo”, afirma Leonardo Otero, da Arbor Capital. “A analogia que gosto de fazer é com os bancos digitais. A pessoa baixa o app, marca uma consulta online e compra os remédios – que em geral são de uso contínuo”, ressalta.
Outro marco foi o início de sua atuação no setor de emagrecimento, em maio de 2024. A venda de alternativas ao Ozempic, Wegovy e Zepbound possibilitou que a empresa atingisse a marca de US$ 13 bilhões (R$ 75 bilhões) em valor de mercado na Bolsa de Nova York (NYSE), após fechar o terceiro trimestre com um faturamento 77% superior ao do mesmo período no ano anterior, totalizando US$ 402 milhões (R$ 2,3 bilhões). Sua base de clientes também cresceu 44% com nova atividade, batendo a marca de 2 milhões de consumidores cadastrados.
Os números fechados de 2024 têm publicação prevista para a última semana de fevereiro, enquanto o guidance para as vendas finais no ano passado é de quase US$ 1,5 bi (R$ 8,6 bilhões), com Ebitda entre US$ 173 milhões (R$ 998 milhões) e US$ 178 milhões (R$ 1 bilhão).
Praticidade é principal aposta da empresa
Voltada ao público jovem, que muitas vezes não tem nem dinheiro nem vontade de procurar médicos de maneira convencional, a Hims & Hers aposta na quebra da barreira do acesso, na eliminação da burocracia e na redução dos custos para fidelizar seus clientes. “É uma experiência muito mais moderna, personalizada”, afirma Otero. “As big pharmas estão apavoradas”, adiciona.
Em um movimento de expansão da visibilidade, a companhia garantiu sua presença no último Super Bowl. A peça publicitária de alto impacto criticava a epidemia de obesidade no país, afirmando que os remédios para emagrecimento existentes no mercado atendiam puramente à busca pelo lucro. “Isso não foi feito para nos ajudar, foi feito para nos manter doentes,” diz um trecho da propaganda.
Apesar de ser muito criticado por profissionais e especialistas do setor, o vídeo foi muito bem recebido pelo mercado, alavancando as ações da empresa. No recorte do último ano, o valor de mercado da empresa já cresceu 160% e ganhou ainda mais fôlego com o anúncio da compra da clínica de testes laboratoriais Trylabs.