Anvisa aprova novo medicamento contra insônia
Remédio, da farmacêutica japonesa Eisai, atua de forma diferente dos tradicionais
por Gabriel Noronha em
e atualizado em


A Anvisa anunciou a aprovação do Lemborexant, medicamento contra insônia conhecido comercialmente como Dayvigo e produzido pela farmacêutica japonesa Eisai. As informações são da Exame.
Especialistas explicam que o fármaco, conhecido por apresentar um mecanismo de ação diferente dos tradicionais na categoria, atua bloqueando os sinais que mantêm o cérebro acordado, ao contrário dos benzodiazepínicos e das drogas Z, que reduzem a atividade do sistema nervoso central.
Segundo a autarquia, que aprovou o uso apenas para adultos, a dose recomendada é de 5 mg, uma vez por noite, minutos antes de se deitar, com intervalo mínimo de 7 horas antes de acordar. Caso necessário, ela pode ser aumentada para 10 mg.
Lemborexant pode ganhar espaço no país
De acordo com o Instituto do Sono, duas a cada três pessoas apresentam dificuldade para dormir, cerca de 15% têm diagnóstico formal de insônia crônica e 8,5% da população brasileira (aproximadamente 18 milhões de pessoas) utilizam medicamentos para dormir.
Por apresentar um método de funcionamento diferente e menos riscos de dependência, profissionais do setor enxergam que o remédio tem potencial para “preencher uma lacuna terapêutica no Brasil”
Novo medicamento contra insônia é destaque em pesquisas
Além disso, de acordo com pesquisadores de Oxford, o Lemborexant oferece o melhor perfil de eficácia, aceitabilidade e tolerabilidade entre 36 opções avaliadas em estudo publicado na revista The Lancet.