Anvisa atualiza regras e reclassifica produtos de lavagem nasal
Alteração exige adequações industriais e esclarece diferenças entre soluções nasais e descongestionantes
por Gabriel Noronha em
por Gabriel Noronha em
A Anvisa publicou uma atualização regulatória que altera o enquadramento dos produtos para lavagem nasal e outros itens formulados com cloreto de sódio. A partir de agora eles passam a ser classificados como dispositivos médicos ao invés de medicamentos. As informações são da Agência Brasil.
Segundo o otorrinolaringologista Marcelo Maruyama, a mudança reforça a distinção entre medicamentos e produtos de uso mecânico. “O medicamento vai agir por um mecanismo farmacológico, seja uma substância rigorosamente desenvolvida ou isolada em laboratório, que vai ter uma interação no organismo. É um analgésico, é o antitérmico, é o remédio para enjoo, é a vitamina que se compra comumente na farmácia”, explica.
O especialista destaca que a nova classificação exigirá que as empresas atualizem seus registros. Como dispositivos médicos, esses produtos deverão seguir normas específicas, afetando rotulagem, processos produtivos e condições de uso.
“Já o produto (ou dispositivo) de saúde não vai agir por meio dessas reações no organismo, e sim por um meio físico ou mecânico. No caso da lavagem nasal, o efeito é a irrigação arrastando secreções que vão conter a poeira e os alérgenos, patógenos que se deseja remover”, complementa.
Anvisa mira diferenciação entre lavagem e descongestionantes
Um dos principais intuitos da medida, na visão do especialista, é garantir que o público geral tenha mais ciência das diferenças entre os produtos de lavagem nasal e os descongestionantes nasais, criando hábitos de uso mais saudáveis.
“Os produtos de lavagem nasal agem principalmente pelo seu efeito mecânico, ajudando a limpar o muco em excesso e desobstruir a passagem de ar. No caso dos descongestionantes se pressupõe a presença de alguma ação medicamentosa, que são vasoconstritores”, explica Murayama.
“Eles agem sobre a mucosa, fazendo um fechamento de vasos sanguíneos, e com isso murcham algumas estruturas dentro do nariz e liberam a passagem de ar. Mas, sabe-se que eles estão relacionados a uma série de efeitos colaterais e não devem ser usados por tempo prolongado”, acrescenta.