Anvisa autoriza a importação de 2,6 mil frascos de antídoto do metanol
Medida emergencial reforça os esforços do governo e da Anvisa no enfrentamento da crise de intoxicação

Em caráter de excepcionalidade, a Anvisa liberou a importação de 2,6 mil doses de Fomepizol, fármaco utilizado como antídoto do metanol. O pedido, encaminhado pelo Ministério da Saúde, será realizado por meio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).
Do total, o Ministério da Saúde encomendou 2,5 mil unidades com a Daiichi-Sankyo, enquanto os outros 100 frascos foram doados pela farmacêutica japonesa. O prazo de entrega ainda será definido entre as partes, que buscam agilizar o acesso ao tratamento em meio à crise, que já soma mais de 180 casos suspeitos de intoxicação.
Desde o início da crise, a Anvisa tem buscado soluções para atender a população afetada pela intoxicação por metanol. Além de integrar a Sala de Situação criada pelo Ministério da Saúde, a agência lançou um edital para identificar possíveis fornecedores e autorizou o uso emergencial do etanol injetável como alternativa temporária de tratamento.
Estudante de jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, atua na produção de notícias e também dos conteúdos de seções temáticas do portal.
Gabriel Noronha possui 965 conteúdos publicados no Panorama Farmacêutico. Confira!
Receba conteúdos inéditos e novidades gratuitamente
Este site utiliza cookies 🍪 para oferecer uma melhor experiência de navegação e leitura. Você pode revisar e ajustar suas preferências a qualquer momento acessando nossa política de privacidade.