Anvisa nega ter aprovado protocolo para cloroquina

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Em depoimento durante a CPI da Covid, Antonio Barra Torres, diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), negou que a

Em depoimento durante a CPI da Covid, Antonio Barra Torres, diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), negou que a agência tenha aprovado um protocolo de uso de cloroquina no tratamento da Covid-19. A informação é do portal UOL.

Veja também: Obesidade aumenta risco de infecção em até 86%

Em maio de 2020, quando Eduardo Pazuello acabava de assumir o cargo de ministro da Saúde, houve somente uma aprovação de protocolo de estudo. “Os protocolos de uso já havia (sic) no Ministério [da Saúde], mas aí é uma questão do Ministério”.

Siga nosso Instagram

Completando a declaração, Barra Torres afirmou que a Anvisa não atua com medicamentos fora de seu uso indicado em bula. “Jamais aprovamos protocolo de tratamento com medicação off label”, completou.

Sem eficácia comprovada cientificamente no tratamento do novo coronavírus, essa indicação não está inclusa na bula da cloroquina. Tanto esse medicamento quanto a hidroxicloroquina são indicados para o tratamento da malária.

Diretor da Anvisa é contra tratamento precoce

Outro ponto no qual Barra Torres não concorda com o propagandeado pelo governo é o tratamento precoce. Para o diretor, até o momento, as evidências não respaldam o uso da cloroquina no tratamento da Covid-19. “Até o presente momento, no mundo todo, os estudos apontam a não eficácia comprovada [da cloroquina] em estudos ortodoxamente regulados, ou seja, placebos controlados, duplo-cego e randomizados. Então, até o momento, as informações vão contra a possibilidade do uso na Covid-19”, diz.

Em outra declaração o diretor da Anvisa reiterou que o indicado para o tratamento do novo coronavírus é a testagem, monitoramento e tratamento dos sintomas, sem incluir o uso da cloroquina.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Notícias Relacionadas