Dar mais celeridade ao registro de medicamentos e tratamentos é uma prioridade da Anvisa. Quem afirma é Daniel Pereira, diretor da agência, em participação em evento promovido pela CNN Brasil.
“Cada vez estamos trabalhando mais próximos do detentor do registro. Muitas vezes, ele não sabe como navegar dentro da agência e prestamos todo esse aconselhamento regulatório desde o início”, comentou. “Nosso objetivo é que todos os pedidos que entrem na agência sejam aprovados da maneira mais célere possível”, completa.
Por outro lado, Pereira aponta que o órgão segue com critérios “muito rigorosos”. “Todos podem ter certeza de que os aprovados pela Anvisa são medicamentos seguros e com eficácia comprovada”, declarou.
Parcerias internacionais podem facilitar registros
Uma alternativa para acelerar o registro de medicamentos foi a parceria fechada entre a Anvisa e o FDA. Firmado no fim de setembro, o trabalho conjunto prevê a troca de informações confidenciais e não públicas sobre medicamentos regulados em fases de pré e pós mercado.
Oficializado pelo Dr. Robert Califf, comissário da FDA, e Antonio Barra Torres, diretor-presidente da agência brasileira, o acordo foi definido como a consolidação de “uma parceria de confiança que vem sendo construída principalmente nos últimos dez anos”. Assinada em Washington, nos Estados Unidos, a parceria representa um “importante avanço nas relações estabelecidas entre as duas autoridades”, de acordo com a autarquia.
Além de registro de medicamentos, combate a fake news também é prioridade
Outro foco da agência, segundo Pereira, é combater fake news. Para tal, a Anvisa aposta em seu trabalho regulatório e em uma comunicação transparente com a população.
“Muitas vezes, penalizamos e autuamos veículos e produtos que são colocados sem o registro adequado da Anvisa. É um trabalho diário que a gente faz, inclusive nas redes sociais e market places”, afirma.
“A Anvisa tem se dedicado muito a levar uma melhor informação a população. Temos uma proximidade muito grande com os sistemas estadual e municipal para levar esses conteúdos de forma clara”, completa o diretor.