Existem dois tipos de comprimidos: os sulcados (aqueles que possuem um risquinho em baixo relevo o dividindo no meio) e os não sulcados (aqueles que são lisos).
Veja também: Como remédios tradicionais são investigados contra a Covid-19
Mas você sabe por que existem essas diferenças? O principal motivo diz respeitos à partição de comprimidos. A partição dos comprimidos é quando o paciente corta o medicamento em uma ou mais partes para o consumo.
Siga nosso Instagram
Abaixo, você pode checar alguns motivos pelos quais os pacientes costumam partir os medicamentos:
- Para facilitar o consumo
- Para equilibrar a dose de certos medicamentos
- Economia
Por que os comprimidos sulcados?
Usualmente, os comprimidos sulcados indicam que aquele medicamento pode ser partido sem grande perca de massa de comprimido. A Food and Drug Administration, inclusive, criou o conceito de sulco funcional. Os medicamentos que atendem a esse conceito podem ser divididos, gerando subdivisões aceitavelmente uniformes e seguindo a critérios de qualidade predeterminados.
Posso partir meu medicamento?
Em primeiro lugar, você deve consultar um profissional da saúde para saber se a dose referente a uma metade do comprimido é o suficiente e se o fármaco receitado pode ser partido.
A partição dos seguintes medicamentos não é indicada:
- Comprimidos não sulcados
- Comprimidos revestidos de liberação entérica (que devem ser dissolvidos no estômago)
- Comprimidos de liberação sustentada (que é liberado no organismo aos poucos)
Se o seu fármaco não faz parte da lista acima e os comprimidos são sulcados, você pode parti-lo. Mesmo assim, alguns cuidados ainda devem ser tomados. O ideal é que a partição seja realizada com aparelho específico.
Mesmo utilizando o cortador de comprimidos, as partes divididas podem ainda não apresentar tamanhos exatamente iguais.
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico
Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp e no Telegram
Jornalismo de qualidade e independente
O Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!