Araujo projeta alta de 20% com medicamentos manipulados
Laboratório na capital mineira prepara mais de mil fórmulas para comercialização


Para 2025, a Drogaria Araujo projeta uma alta de 20% em sua área de medicamentos manipulados e cosméticos. Com o crescimento, a estimativa é que o faturamento da rede de farmácias fique na casa dos R$ 5 bi. As informações são do O Tempo.
Concentrando sua operação em um laboratório na região oeste de Belo Horizonte (MG), a varejista conta com uma equipe de mais de 230 colaboradores, responsáveis por cerca de 1,2 mil fórmulas manipuladas por dia. O complexo trabalha com diferentes apresentações, como cápsulas, sachês solúveis e cremes hidratantes que, posteriormente, são distribuídos para todo o Estado.
“A personalização de medicamentos permite que milhares de pacientes tenham acesso a tratamentos adequados, com fórmulas feitas sob medida para suas necessidades específicas”, afirma a gerente do laboratório de manipulação, Ângela Berti.
Equipe de 18 farmacêuticos supervisionam medicamentos manipulados
De acordo com Ângela, a Araujo conta com uma equipe composta por 18 farmacêuticos totalmente dedicada a supervisionar a manipulação dos medicamentos. Além disso, a unidade conta com equipamentos semiautomáticos para encapsulamento e envase.
Mercado magistral conta com quase 9 mil unidades
Segundo dados da Anfarmag, em todo o país, são quase nove mil farmácias de manipulação. O número é resultado de um crescimento de 10% entre 2019 e 2023. Em faturamento, o segmento expandiu cerca de 17%.
Rede de farmácias também aposta em tecnologia
Com o objetivo de acelerar seu processo de atendimento, a Araujo introduziu uma nova tecnologia no começo do mês de junho. A rede de farmácias adotou um aplicativo capaz de permitir que seus colaboradores finalizem vendas fora do caixa e consultem o estoque em tempo real e uma prateleira virtual, composta por produtos vendidos apenas no digital.
O recurso, disponível em dispositivos móveis da Cielo, já está operante em mais de 340 lojas da companhia, garantindo uma maior eficiência operacional e uma melhor experiência de compra.