Ascoferj lança ValidaFarma para facilitar a gestão documental em farmácias
Aplicativo será apresentado em live no Dia Internacional do Farmacêutico
por Gabriel Noronha em
e atualizado em


A Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro (Ascoferj) lança na próxima quinta-feira, dia 25, o ValidaFarma, um aplicativo voltado à organização dos documentos obrigatórios para o funcionamento de farmácias. A novidade será apresentada durante uma live comemorativa ao Dia Internacional do Farmacêutico, às 16h30, no perfil oficial da entidade no Instagram.
Desenvolvido para tornar mais prática e segura a gestão documental, o ValidaFarma permite o armazenamento digital, e 100% online, de documentos como alvará de funcionamento, licença sanitária, certificados de dedetização, exames ocupacionais e registros exigidos pela Vigilância Sanitária. A proposta é manter os pontos de venda sempre preparados para fiscalizações, evitando penalidades por documentação irregular ou vencida.
“A quantidade e o tipo de documentos solicitados pela fiscalização variam de acordo com cada farmácia, o que muitas vezes dificulta o controle por parte dos gestores. Pensando nisso, o ValidaFarma foi desenvolvido para centralizar essas informações em um único ambiente”, explica Betânia Alhãn, farmacêutica especialista em Assuntos Regulatórios e diretora da Organize Farma.
Além da organização, o aplicativo oferece um sistema de alertas automáticos que notifica os usuários via e-mail e WhatsApp com 60, 30 e 1 dia de antecedência da data de vencimento de cada documento cadastrado.
Disponibilidade do ValidaFarma
O ValidaFarma será disponibilizado gratuitamente para farmácias associadas à Ascoferj. Para não associados, haverá planos pagos. Inicialmente, o aplicativo estará acessível para estabelecimentos localizados na capital e na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, com expansão prevista para todo o estado nas próximas fases do projeto.