Aumento nos preços dos insumos dificulta trabalho de hospitais durante a pandemia

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Ainda nesta semana a Uirapuru conversou com um empresário do ramo dos produtos hospitalares que alertou sobre a alta no preços gerais durante a pandemia e a falta de seringas. Os hospitais de Passo Fundo utilizam os insumos diariamente para vários procedimentos. Com a alta nos preços e a falta de alguns itens, as unidades hospitalares estão se virando como podem.

Veja também: “Campanha de vacinação pode ser concluída em um ano”, diz Pazuello

Conforme o administrador do Hospital de Clínicas (HC), Luciney Bohrer, o HC sofreu com falta de produtos desde o início da pandemia. Faltaram respiradores, medicamentos anestésicos, recursos humanos e agora a falta de seringas e agulhas.

Siga nosso Instagram

A demanda pelos insumos está muito grande no mundo todo por conta da vacinação contra a covid-19, por isso os hospitais tentam se organizar para garantir os produtos tanto na questão de quantidade, mas também de valores.

Para se ter uma ideia, só o Hospital de Clínicas utiliza cerca de três mil seringas e agulhas todos os dias para os mais diversos tratamento. Bohrer relatou que o HC se preparou e comprou um grande estoque dos itens para garantir atendimento aos pacientes.

Atualmente a principal dificuldade são os valores elevados. As luvas, máscaras e seringas, itens essenciais para o trabalho no dia a dia dentro dos hospitais estão com os preços majorados e o HC precisa desembolsar um valor muito superior ao de antes da pandemia para adquirir os produtos.

Conforme o administrador, a participação dos governos estaduais e federais nos custeios é fundamental, pois as unidades hospitalares não tem condições financeiras para arcar com todos os gastos.

A preocupação agora está no reflexo das festas de fim de ano. Existe a incerteza quanto ao número de casos que as aglomerações causarão e a possibilidade de esgotamento nos serviços e insumos do HC pode ser uma realidade.

Fonte: Rádio Uirapuru

Notícias Relacionadas