Automação no SAC deve ganhar relevância nas farmácias
Especialistas debatem impacto dessa tendência no cotidiano do varejo
por Gabriel Noronha em
e atualizado em


O uso de sistemas de automação no SAC vem se tornando uma rotina no varejo. Segundo o estudo Futuro do Trabalho, do Fórum Econômico Mundial realizado em parceria com a Fundação Dom Cabral, até 2030, inúmeras profissões correrão riscos de desaparecer com o advento da tecnologia. E como essa tendência impacta as farmácias?
A automação deve alterar consideravelmente as atribuições dos profissionais responsáveis pelo atendimento ao cliente, de acordo com Laurent Delache, CEO da Foundever, especializada em experiência do cliente. “Não há risco de extinção na carreira, mas sim a evolução do papel dos balconistas para uma função consultiva”, acrescenta.
Ainda conforme a pesquisa, o avanço da tecnologia é visto como maior motor de transformação do varejo, na visão de 60% dos executivos entrevistados. Os setores de inteligência artificial e processamento de informações (86%); além de robótica e automação (58%), devem ser os mais afetados.
“O mercado de consumo sempre existirá e, com ele, as atividades que demandam olhar e da intervenção humana. Ferramentas de automação servem de apoio para aprimorar o atendimento, permitindo que colaboradores das farmácias aloquem mais tempo para atividades analíticas”, alerta Delache.
IA revolucionou ferramentas de automação no SAC
A evolução dos modelos de inteligência artificial também colabora para lapidar os sistemas de automação no SAC. Em um futuro não tão distante, espera-se que as habilidades dos assistentes virtuais se estendam para uma ampla variedade de canais.
“Essa mudança obrigaria os profissionais do setor a enxergarem a IA como uma força-motriz para a evolução das carreiras nessa área, utilizando-a como meio para a resolução de problemas mais específicos de maneira mais eficiente”, complementa.