Avião com 5.400 litros de insumo para produção da CoronaVac chega a SP

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Chegou na noite dessa 4ª feira (3.fev.2021) ao Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), um avião proveniente da China com 5.400 litros de insumos para a produção da CoronaVac, vacina contra a covid-19 desenvolvida pela Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.

O material deve deixar o aeroporto com destino a São Paulo às 10h desta 5ª feira (4.fev). De acordo com o Butantan, o IFA (Insumo Farmacêutico Ativo) recebido é suficiente para a produção de 8,6 milhões de doses.

O desembarque foi acompanhado pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB), do secretário de Saúde do Estado, Jean Gorinchteyn, e do diretor do Butantan, Dimas Covas.

Receba a newsletter do Poder360

Covas afirmou que o instituto aguarda o envio de novas remessas. “Vão chegar mais insumos na semana que vem, no dia 10, e até o final do mês esperamos mais 10.000 litros. Então não pararemos até entregar todo o quantitativo de 100 milhões de doses, que deve ser até agosto, começo de setembro”, falou.

Este é o 1º lote de insumos que o Butantan recebe neste ano. De acordo com Covas, as vacinas produzidas com essa matéria-prima começarão a ser entregues ao Ministério da Saúde no próximo dia 25.

Em janeiro, o Butantan entregou 8,7 milhões de vacinas à pasta. Foram 6 milhões de doses no dia 17, outras 900 mil no dia 22 e mais 1,8 milhão no dia 29.

“Nós torcemos e pedimos para que mais vacinas sejam disponibilizadas para atender mais brasileiros em todo Brasil. Quanto mais rápido vacinarmos, mais rápido sairemos da crise, mais rápido a economia retoma”, declarou João Doria nessa 4ª feira (3.fev).

PRODUÇÃO NACIONAL

O governo de São Paulo anunciou que em janeiro de 2022 o Instituto Butantan será capaz de produzir a CoronaVac em sua nova fábrica com matéria-prima totalmente nacional.

Em dezembro, será iniciada uma produção experimental da vacina. Mas Instituto Butantan vai conseguir produzir a vacina em larga escala a partir de janeiro de 2022.

As obras da nova fábrica do Butantan tiveram início em novembro do ano passado e a previsão é que sejam concluídas em setembro. Enquanto não fica pronta, o Butantan produz as doses com o insumo importado da China.

Para a construção da fábrica, o Instituto Butantan arrecadou R$ 162 milhões em doações de empresas privadas. O governo paulista espera arrecadar ainda mais R$ 20 milhões para a aquisição de equipamentos complementares.

Com a ampliação das instalações, o Instituto Butantan terá independência produtiva da CoronaVac e capacidade estimada de cerca de 100 milhões de doses fabricadas por ano.

Fonte: MSN

Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2021/01/21/producao-da-coronavac-ja-esta-parada-por-falta-de-insumos-no-instituto-butantan/

Notícias Relacionadas