Na contramão da crise econômica, a balança comercial do setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (HPC) teve o primeiro resultado positivo em uma década. O superávit foi de US$ 23,4 milhões em 2020, segundo o Ministério da Economia. No ano anterior, houve um déficit recorde de US$ 105,9 milhões.
O volume de exportações aumentou 1,9% em relação a 2019, o que movimentou US$ 609,3 milhões e viabilizou o envio de produtos para 174 países, de acordo com a Abihpec. Já as importações tiveram queda de 16,8%. O valor investido foi de US$ 585,9 milhões.
Mas para especialistas, embora haja otimismo, os números de 2020 não necessariamente sinalizam uma tendência. Isso porque o montante destinado a importações ainda é elevado, sob influência do dólar alto e da ausência de uma política de incentivo à produção nacional de insumos.
Na tentativa de superar essa dependência, o projeto setorial Beautycare foi responsável por 25% das exportações do ano passado – US$ 154,3 milhões. A iniciativa, criada há 20 anos pela Abihpec em parceria com a Apex-Brasil, visa a promover a competitividade da indústria nacional de HPC em nível global.
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico
Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp e no Telegram
Jornalismo de qualidade e independente
O Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!