Balanço da d1000 aponta alta de 18,4% na receita do 4º trimestre
Expansão disciplinada e eficiência nas operações consolidam a evolução da varejista no trimestre
por Gabriel Noronha em
por Gabriel Noronha em
O mais recente balanço da d1000, rede varejista que reúne as bandeiras Drogasmil, Farmalife, Drogarias Tamoio e Drogaria Rosário, registrou um aumento de 18,4% na receita bruta.
O avanço, em relação ao trimestre anterior, resultou em uma arrecadação de R$ 680,9 milhões. Outros indicadores, como o lucro bruto e a margem de contribuição, também apresentaram alta, somando R$ 195,7 milhões e R$ 60,7 milhões, respectivamente.
O resultado foi impulsionado por uma combinação de fatores, incluindo o avanço de 9,6% nas vendas acima da inflação em lojas maduras, o crescimento de 10,4% em mesmas lojas e a maturação de novas unidades com desempenho superior ao de períodos anteriores.
A venda média por PDV atingiu R$ 798,1 mil no 3T25 (+7,5%), mesmo com uma base significativa de unidades em maturação. Entre as lojas maduras, a média foi de R$ 867,9 mil (+6,9% em relação ao 3T24).
Balanço da d1000 destaca avanço das marcas exclusivas
O balanço também comprovou o bom desempenho das marcas exclusivas da rede, que alcançaram R$ 37,8 milhões em vendas no terceiro trimestre, alta de 18,5% em relação ao mesmo período de 2024.
As marcas exclusivas passaram a representar 12,1% do autosserviço (+1,5 p.p.) e 5,6% das vendas totais, mesmo com o avanço da participação de medicamentos, especialmente os à base de GLP-1, no mix da companhia.
No acumulado do ano, as marcas somaram R$ 104,8 milhões (+23,1% em relação a 9M24), respondendo por 5,5% das vendas totais. Entre as categorias, destacaram-se os medicamentos de marca (RX) e os genéricos, com crescimentos de 28,1% e 16,1%, respectivamente.
Avanços são reflexo de plano de expansão
O bom momento é atribuído internamente à execução do plano de expansão da companhia, que inclui iniciativas para aprimorar a experiência do cliente nas lojas físicas e nos canais digitais.
No trimestre, foram inauguradas seis unidades (três no Distrito Federal e três no Rio de Janeiro), totalizando 13 novas lojas em 2025, além de três reformas. Ao fim do período, o portfólio da varejista chegou a 283 unidades (+9,3% em relação ao 3T24), com outras 17 inaugurações previstas até o fim do ano.
“Seguimos fortalecendo nossa presença nas regiões em que atuamos, combinando expansão disciplinada, evolução do mix e avanço dos canais remotos. As novas lojas têm mantido desempenho acima da média histórica, reforçando a assertividade do nosso modelo de crescimento”, afirma Sammy Birmarcker, CEO da Rede d1000.