Balanço da Pfizer destaca performance no Brasil durante 1° tri
Resultados da farmacêutica no país são até três vezes melhores que a média do setor


O mais recente balanço da Pfizer confirmou aos investidores os bons resultados da companhia nos três primeiros meses de 2025. Os números divulgados pela farmacêutica, coletados em parceria com a IQVIA, destacam sua performance no Brasil.
Índices como o 2° nível de preço (PMB+NRA) subiram 36,2% entre dezembro e março, em comparação com o mesmo período do ano passado. O resultado é mais de três vezes maior do que a média do mercado, fechada em 11,5% para o mesmo intervalo.
“Nossos resultados refletem o intenso trabalho de melhoria da nossa eficiência operacional que realizamos no último ano, marcado pelo fortalecimento da estrutura de customer facing da Pfizer no Brasil, reforçando nossa cultura de resultados, alta performance e excelência”, diz Alexandre Gibim, executivo à frente da presidência da Pfizer Brasil desde o início de 2024.
“O crescimento também está relacionado à força de produtos inovadores lançados recentemente no Brasil, como as vacinas Abrysvo (para prevenção de infecções pelo vírus sincicial respiratório) e Prevenar 20 (que oferece a mais completa proteção contra as doenças pneumocócicas, já que 5 de seus 7 sorotipos adicionais não estão contidos em nenhuma outra vacina pneumocócica conjugada aprovada no Brasil”, complementa.
Balanço da Pfizer revela foco em P&D
O detalhamento das despesas da Pfizer ainda dimensionou o empenho da farmacêutica no desenvolvimento de novas terapias, por meio de seus investimentos em pesquisas, testes e estudos clínicos. Só no Brasil o montante dedicado a essas práticas superou a marca de US$ 13,31 milhões (R$ 72,23 milhões) no ano passado, mantendo uma sequência de crescimento nos aportes que totalizaram US$ 11,85 milhões (R$ 64,31 milhões) em 2022 e US$ 12,33 milhões (R$ 66,91 milhões) em 2023.
Atualmente, o Brasil participa de 47 estudos clínicos da Pfizer, em parceria com 332 centros de pesquisa, atuando em áreas essenciais, tais como oncologia, hematologia, vacinas, doenças infecciosas e cardiovasculares. O mercado de oncologia é o principal foco da companhia, concentrando cerca de 40% da verba de P&D do país e totalizando 55 dos 108 programas geridos pela empresa globalmente.
Um dos destaques mais recentes da oncologia Pfizer é a combinação inédita de medicamentos para um tipo agressivo e desafiador de câncer de próstata avançado, tratamento recentemente aprovado pela Anvisa. A novidade consiste de uma terapia que combina Talzenna (talazoparibe) com enzalutamida, indicada para o estágio mais avançado da doença (fase metastática), em pacientes com tumores que continuam a crescer mesmo após a realização do bloqueio hormonal (castração), com ou sem mutações no gene HRR.
“Pensar em cada pessoa que teve a sua vida transformada porque pudemos levar até ela uma inovação da Pfizer inspira a nossa companhia a ir além. As conquistas que alcançamos até agora nos enchem de orgulho, mas esse é apenas o início de um próspero caminho que desejo continuar a construir ao lado de todo o time da Pfizer Brasil”, declara Gibim.
“Seja investindo em ciência ou trabalhando para ampliar o acesso da população às inovações que desenvolvemos, estamos solidificando a representatividade da nossa afiliada dentro da organização e ampliando a nossa participação de mercado, para que possamos cumprir o nosso propósito essencial: beneficiar mais e mais pessoas, levando saúde para milhões de brasileiros”, finaliza o executivo.