Bio-Manguinhos desenvolve vacina sintética para a Covid-19

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

vacina bio manguinhos fiocruz covid19 coronavirus
Foto: Bernardo Portella (Bio-Manguinhos/Fiocruz)

A Fundação Oswaldo Cruz, por meio do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), está desenvolvendo duas novas vacinas para combater a Covid-19. Os projetos, segundo o diretor-geral da instituição, Maurício Zuma, são de dois imunizantes sintéticos, sendo um em parceira com uma biontech britânica. As informações são do jornal Valor Econômico e do portal Bio-Manguinhos/Fiocruz.

Segundo Zuma, as pesquisas começaram já em abril e maio do ano passado e os testes em vitro, em laboratório, se mostraram promissores. O executivo ressaltou que, apesar de serem desenvolvidas com tecnologias mais avançadas, essas vacinas não devem chegar ao mercado antes de 2022.  Segundo ele, até agora os investimentos nas pesquisas estão sendo bancados pela fundação, por meio do seu orçamento. Zuma diz que a expectativa é que a Bio-Manguinhos tenha mais facilidade de produzir esses imunizantes em escala de laboratório para os estudos clínicos no futuro próximo.

As vantagens da abordagem vacinal sintética são a rapidez no desenvolvimento em comparação às metodologias tradicionais e o não requerimento de instalações de biossegurança nível 3 para as primeiras etapas de desenvolvimento (sendo necessárias somente a partir dos estudos pré-clínicos), bem como o custo reduzido de produção e a estabilidade da vacina para armazenagem.

O Instituto também trabalha com um projeto de desenvolvimento tecnológico de uma vacina com a plataforma de subunidade (que utiliza somente fragmentos de antígenos capazes de estimular a melhor resposta imune), ainda em fase preliminar. Esta abordagem testa diferentes construções da proteína S, que é a principal proteína para a ligação do vírusSars-CoV-2 nas células do paciente, e é responsável pela geração de anticorpos protetores/neutralizantes.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Leia também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2021/01/04/sindusfarma-vai-a-justica-contra-o-fim-da-isencao-do-icms/

Notícias Relacionadas