Brasil pode ser peça chave em processo de reestruturação da Unilever
Companhia busca retomar crescimento após anos de instabilidade


O projeto de reestruturação da Unilever terá o Brasil como um importante pilar durante sua tentativa de retomada do crescimento. Vivendo um dos períodos de maior turbulência em sua história recente, a companhia vai apostar no lançamento de um novo produto. As informações são da revista Exame.
O investimento da empresa no país terá como foco o mercado de bem-estar, que tem ganhado cada vez mais espaço nos carrinhos de compras dos brasileiros, com o lançamento do Liquid IV. O produto, que mistura vitaminas, carboidratos e eletrólitos, é um suplemento em pó para hidratação rápida, ideal para aqueles que buscam saúde e performance dentro e fora do esporte.
“A oportunidade é bem simples: 75% das pessoas no Brasil e no mundo não estão bem hidratadas”, diz Andrés González, presidente da Unilever Brasil e líder da divisão de Beauty & Wellbeing na América Latina.
Adquirido pela empresa em 2020, o produto já é considerado um sucesso no México e no Reino Unido, onde vendeu 1.9 bilhão de euros (R$ 12,23 bilhões) em 2024. A ideia é que o produto surfe no bom momento do setor de suplementos, que já movimentou R$ 5 bilhões em 2024 e deve dobrar até 2028 de acordo com estimativas da Euro Monitor.
O Liquid IV tem ganhado espaço no mercado brasileiro aos poucos. Seu primeiro passo foi no mercado digital, sendo comercializado pela Amazon. Agora o produto está chegando às farmácias e redes do estado de São Paulo, antes de ganhar escala nacional.
“Não é só um produto para atletas. É para o dia a dia, para momentos relaxados, para ajudar as pessoas a se hidratarem melhor”, diz González.
Reestruturação da Unilever busca encerrar dança das cadeiras
As mudanças no planejamento da companhia para os próximos anos passam por uma tentativa de estabilizar a operação, mirando uma reversão do quadro recente. A Unilever, que viu sua rentabilidade pressionada nos últimos anos, teve quatro CEOs desde 2019. O cargo atualmente é de Fernando Fernandez, ex-CFO da companhia que assumiu o posto em março desse ano, após comandar a operação brasileira entre por mais de oito anos.
Unilever enxerga o Brasil como possível solução
Para entender melhor as necessidades do país e desenvolver um produto ideal para as necessidades do povo brasileiro, o presidente da unidade local da Unilever percorreu 12 estados em pouco menos de um ano, estudando as necessidades de diferentes regiões.
“O Brasil é muitos ‘Brasis’. Para ter sucesso aqui, é preciso trabalhar com um pensamento mais amplo. E o talento brasileiro é de outro patamar”, diz. “Por isso, atuamos como uma multinacional, mas com o foco de uma companhia local”, explica.
O Brasil é muitos ‘Brasis’. Para ter sucesso aqui, é preciso trabalhar com um pensamento mais amplo. Por isso, atuamos como uma multinacional, mas com o foco de uma companhia local
Andrés González, presidente da Unilever Brasil e líder da divisão de Beauty & Wellbeing na América Latina
“Queremos trazer produtos que melhorem a vida dos consumidores. Inovar com itens relevantes é a estratégia que sempre vai ganhar”, adiciona. O executivo ainda afirma que a América Latina e o Brasil são “motores estratégicos para o crescimento da Unilever”, garantindo que esses mercados já registraram crescimentos demográficos importantes, apesar de ainda contarem com algumas categorias subdesenvolvidas como a de hidratação.