Brasil pode ter mais 6,8 milhões de doses de vacina à disposição nesta sexta-feira

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

O Brasil pode garantir, nesta sexta-feira (22), mais 6,8 milhões de doses de vacinas para dar prosseguimento ao Plano Nacional de Imunização (PNI) contra a Covid-19, que começou esta semana. Além do lote da fórmula da AstraZeneca/Oxford que é fabricada no Instituto Serum, na Índia, previsto para chegar nesta tarde, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) analisará hoje o pedido do Instituto Butantan para autorizar o uso emergencial de mais 4,8 milhões de doses da CoronaVac.

Siga nosso Instagram

O governo da Índia liberou o envio para o Brasil de dois milhões de doses da vacina da AstraZeneca/Oxford que foram produzidas no Instituto Serum. A expectativa é que o lote chegue no fim da tarde desta sexta-feira, ao Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, de onde seguirá, à noite, para o Aeroporto do Galeão, no Rio, e, de lá, será levado para a Fiocruz.

Inicialmente, esperava-se que as doses chegassem na semana passada, mas o governo indiano suspendeu a exportação até iniciar seu próprio programa de imunização, o que aconteceu no sábado (16). Depois, foram enviados suprimentos gratuitamente para países vizinhos, como Butão, Maldivas, Bangladesh e Nepal. Agora, o fornecimento contemplará Brasil e Marrocos.

Segundo fontes do Itamaraty, o governo indiano pediu discrição aos diplomatas brasileiros nas negociações sobre a exportação, tendo em vista que a divulgação sobre a primeira tentativa de trazer os imunizantes foi considerada um “estardalhaço”, o que pode ter retardado o envio.

Diante do fracasso das conversas, o avião brasileiro que faria a viagem à Índia foi deslocado para levar cilindros de oxigênio a Manaus (AM). Agora, os imunizantes chegarão a bordo de uma aeronave de uma empresa estrangeira.

O acerto do envio dos imunizantes foi publicado pelo presidente Jair Bolsonaro nas redes sociais. Em sua mensagem, ele agradeceu ao ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo: “Meu cumprimentos ao @itamaratyGovBR @ernestoaraujo e servidores pelo trabalho realizado”.

Continue lendo

Criticado nos últimos dias pela negociações com a Índia, Araújo, também pelas redes sociais, agradeceu ao presidente e ao chanceler indiano, S. Jaishankar. “O governo da Índia colocou o Brasil na mais alta prioridade: somos um dos dois primeiros países a receber vacinas contra Covid compradas na Índia (ontem a Índia fez doação a 2 países)”, escreveu.

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, irá a São Paulo para esperar a chegada das doses. A pasta discute a realização de um evento com a presença de Araújo, do embaixador da Índia no Brasil, Suresh K. Reddy, e da presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima.

A Fiocruz produzirá a vacina de Oxford, mas teve que adiar de fevereiro para março a entrega das primeiras doses feitas no Brasil, devido aos entraves para o envio dos insumos farmacêuticos ativos (IFAs) produzidos na China.

Pedido do Butantan

A Anvisa anunciou que deve decidir na tarde desta sexta-feira sobre a liberação para uso emergencial de um segundo lote da Coronavac, desenvolvida pelo Instituto Butantan (SP) em parceria com a chinesa Sinovac. Os 6 milhões de doses do imunizante aprovados pela agência no domingo já foram distribuídos pelo Ministério da Saúde para todo o país, dando início à primeira fase da campanha de vacinação contra Covid-19.

Na segunda-feira, o Butantan enviou um pedido para liberar mais 4,8 milhões de doses da Coronavac que serão envasadas na fábrica do próprio instituto. As doses distribuídas nesta semana foram importadas prontas da China. A diretoria colegiada da Anvisa deve se reunir para deliberar sobre o caso às 15h.

No último domingo, além de dar autorização de uso emergencial para este lote de 6 milhões doses da CoronaVac, a Anvisa também concedeu a mesma permissão para os 2 milhões da AstraZeneca/Oxford que serão importadas do Instituto Serum, da Índia. O pedido foi feito pela Fiocruz.

Fonte: Yahoo Brasil

Veja também: Brainfarma está com novas vagas abertas em Anápolis

Notícias Relacionadas