Brasileiros importaram 12,9% mais cannabis em 2025
Anvisa concedeu quase 140 mil autorizações entre janeiro e setembro
por César Ferro em
e atualizado em
por César Ferro em
e atualizado em
Os pacientes brasileiros que utilizam produtos à base de cannabis para fins medicinais receberam 139.405 autorizações da Anvisa para importação desses produtos entre janeiro e setembro de 2025. Trata-se de um aumento de 12,9% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram registradas 123.471 permissões.
A quantidade de emissões registradas em setembro (16.955) é a segunda maior de 2025 e o maior volume já registrado para o mês na série histórica, iniciada em 2015. Os dados fazem parte de um levantamento realizado pela Cannect, a partir de informações obtidas via Lei de Acesso à Informação (LAI).
Autorizações para importação de cannabis podem bater novo recorde
Desde 2015, quando a Anvisa autorizou a importação de produtos à base de cannabis, o país vem observando um aumento expressivo no número de autorizações: de 850 naquele ano para 167.337 em 2024. Se a média registrada nos nove primeiros meses deste ano se mantiver, 2025 fechará com um novo recorde.
Para Allan Paiotti, CEO da Cannect, os números traduzem a mudança de patamar no acesso terapêutico à cannabis medicinal. “O ritmo de crescimento das autorizações mostra que a cannabis medicinal começa a se integrar ao dia a dia da prática clínica no Brasil. A tendência é que tenhamos um crescimento sustentável, tratamentos cada vez mais acessíveis e um ambiente terapêutico no qual a cannabis será considerada tão natural quanto outras classes de medicamentos usados para condições crônicas, com segurança para o paciente”, analisa.
Autorizações de importação de produtos à base de cannabis por mês
Por mil unidades/mês
