Butanvac: Vacina brasileira pode ser disponibilizada a partir de julho
O Instituto Butantan anunciou nesta sexta-feira (26) que está desenvolvendo a primeira vacina brasileira contra a covid-19. É a ButanVac. A meta é começar a produção de 40 milhões de doses da ButanVac a partir de maio, para estar disponível para vacinação no mês de julho. O governador de São Paulo, João Doria, disse que tudo depende das etapas a serem aprovadas pela Anvisa.
A etapa de testes pré-clínicos da ButanVac já aconteceu, e os testes clínicos em voluntários podem começar em abril, a partir de autorização da Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária. O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas disse que já lotes para os estudos clínicos.
Dimas Covas destacou que a grande vantagem da Butanvac é que ela será produzida com tecnologia e ingredientes nacionais, e baixo custo.
Ainda segundo o diretor do Butantan, a ButanVac já terá eficácia contra a variante P1 do coronavírus. O imunizante vai ser produzido na mesma fábrica que já faz a vacina da gripe, com capacidade de produção de até 160 milhões de doses por ano.
O material da vacina brasileira será enviado também à Organização Mundial da Saúde (OMS), para análise da instituição.
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico
Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp e no Telegram
Jornalismo de qualidade e independente
O Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!
Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/60-do-setor-reprova-atuacao-do-governo/