
Uma ampla campanha publicitária foi criada para celebrar os 90 anos da Drogal, uma das oito maiores empresas do varejo farmacêutico nacional. O ponto alto das comunicações de aniversário serão 16 episódios contando histórias de relacionamento de clientes e colaboradores com a companhia.
Esses depoimentos serão contados de abril a outubro, em ações de merchandising nas edições do programa Mais Caminhos, exibido pela EPTV, afiliada da Rede Globo no interior de São Paulo e sul de Minas Gerais, regiões onde a Drogal atua. “São vivências de colaboradores e clientes que irão emocionar o público e mostrar um pouco de como valorizamos as pessoas que fazem parte do nosso dia a dia”, comenta o gerente de marketing Alex Camargo.
O programa Mais Caminhos é exibido nas tardes de sábado, com apresentação de Pedro Leonardo e Tatiane Camargo. Além das inserções de merchandising, a varejista veiculará comerciais de 30 e 60 segundos na EPTV e na TV Bandeirantes de Campinas, bem como spots nas emissoras de rádio locais.
Campanha dos 90 anos da Drogal é assinada por publicitário de renome
A criação da campanha dos 90 anos da Drogal para TV e rádio é assinada pelo renomado Pedro Gravena. Nascido em Piracicaba (SP), sede da Rede Drogal, o publicitário acumula mais de 40 premiações no Festival de Cannes. O texto enaltece os predicados das pessoas que moram e amam viver nas cidades interioranas. Já a narração ficou a cargo de Newman Simões, renomado artista da região e que emprestou sua voz com sotaque típico do interior.
Também foram prestigiadas a produtora Lumme, de Ribeirão Preto (SP); e a locação feita em Sertãozinho, como forma de valorizar os talentos regionais. Segundo Camargo, a campanha fez parte de uma negociação multimídia com o Grupo EP, incluindo veiculações na EPTV, EPFM e no portal G1, onde os vídeos ficarão armazenados.
Como parte das comemorações, a empresa também promoverá uma inédita corrida de 5 e 10 quilômetros no dia 13 de julho. As informações sobre as inscrições serão divulgadas em breve. Em setembro será a vez do lançamento do livro histórico, que retrata desde a primeira farmácia até a consolidação da liderança de mercado no interior paulista.
Gigante farmacêutico
Hoje, a varejista conta com 397 lojas espalhadas por mais de 130 cidades. Em 2025, ano do seu 90º aniversário, planeja chegar a 435 unidades. “Somos uma das poucas redes de farmácia a completar 90 anos com o mesmo fôlego para continuar crescendo”, acredita o diretor Marcelo Cançado.
“O modelo que ancora nosso sucesso mistura o acolhimento típico das cidades do interior com práticas modernas de serviço, amparadas por logística de abastecimento que assegura o fornecimento a todas as unidades, a partir de um Centro de Distribuição próprio responsável pela logística de mais de 15 mil itens”, complementa.
Como tudo começou
A primeira unidade da companhia foi inaugurada em 1935, por Cyro Cançado. Ele chegou a Piracicaba com família formada, trazendo na mala o desejo de empreender no ramo que tinha tradição na família. Na cidade mineira de Pitangui, o avô paterno Fortunato Lopes Cançado inaugurou a Pharmácia do Povo na primeira metade do século 19.
Cyro Cançado decidiu trazer esse nome para a matriz da empresa em Piracicaba e a marca estampa a fachada até hoje. A rede passou a operar sob a alcunha de Drogal em 1982 e deu início a um amplo projeto de expansão, acelerado a partir de 2009. Em 2013, chegava a 100 lojas.
Texto do filme da campanha dos 90 anos da Drogal
Quem disse que a vida no interior é pequena pra quem sonha grande?
– Nosso maior sonho sempre foi cuidar de toda gente que por aqui ande. – Gente que carrega uma força que só quem é daqui tem. – A força da gentileza que, por aqui, vai e vem. – A força do antigo que vai adiante e do novo que respeita a tradição. – A força de quem tem a nossa raiz fincada no coração. – É, quem disse que a vida no interior é pequena pra quem sonha grande, não entendeu que sempre vem do interior a força que faz a gente crescer. – Interior que, há 90 anos, temos o orgulho de cuidar e pertencer. Drogal, cuidando do interior há 90 anos. |
Ficha técnica doa 90 anos
Direção: Bruno Evangelisti
Roteiro: Pedro Gravena
Filmmaker: Samir Neves
Produção executiva: Marina Carneiro
Produção: Lúcio Morais
Direção de Arte : Gabriel Oliveira
Contrarregra : Maurílio Marcani
Gaffer: Eliéser Gaspar
Técnica: Leonardo Oliveira
Figurino: Amanda Gimenes
Make e Hair: Jonathan Borges
Elenco: Michelle Laura de Lima Campos, Agência For Models, Agência O Armário de Sophie e Agência Station Models
Direção de operações: Daniel Makino
Executivo de Contas: André Vieira
Coordenação de operações: Mari Gennari
Atendimento: Gustavo Roma
Coordenação de conteúdo: Carlos Rezende
Coordenação de pós: Gabriel Oliveira
Montagem: Letícia Inouye
Motion e Rotoscopia: Paulo Jovenato
Direção de arte: Pedro de Souza
Trilha + Locução: Audiowork