Canetas para diabetes entram em lista de medicamentos essenciais da OMS
Movimento visa a democratização no acesso a terapias

O tratamento do diabetes ganhou dois reforços de peso na lista de medicamentos essenciais da OMS. A organização anunciou na última sexta-feira, dia 5, a inclusão do Ozempic (semaglutida, da Novo Nordisk) e do Mounjaro (tirzepatida, da Eli Lilly) na relação. As informações são da CNN Brasil.
A lista reúne remédios considerados necessários em todos os sistemas de saúde em funcionamento. Ao todo, são 523 fármacos destinados a adultos e outros 374 para crianças.
A lista, que é utilizada em mais de 150 países, serve como base para as compras no setor público e para a inclusão nos catálogos dos planos de saúde oferecidos em diferentes nações, o que pode expandir o acesso a essas terapias ao redor do mundo.
As evidências científicas dos benefícios do Ozempic e do Mounjaro para pessoas com diabetes tipo 2 levaram o comitê de especialistas da OMS a incluir os medicamentos na lista. Segundo a organização, os benefícios para os pacientes com problemas cardiovasculares, doenças renais crônicas e obesidade tiveram papel decisivo na escolha.
Outro ponto destacado pela entidade é que, com o fim das patentes que protegem esses princípios ativos e o surgimento de genéricos, a tendência é que eles se tornem mais acessíveis, devido a uma precificação mais competitiva.
Graduado em Jornalismo pela Universidade Paulista (Unip), atua na produção diária de notícias e dos conteúdos das seções temáticas do portal
César Ferro possui 2728 conteúdos publicados no Panorama Farmacêutico. Confira!
Receba conteúdos inéditos e novidades gratuitamente
Este site utiliza cookies 🍪 para oferecer uma melhor experiência de navegação e leitura. Você pode revisar e ajustar suas preferências a qualquer momento acessando nossa política de privacidade.