Chuvas em Minas Gerais mobilizam mercado farmacêutico
Setor organiza doações e reposição de estoques após tragédia em Juiz de Fora e Ubá
por Gabriel Noronha em e atualizado em
As fortes chuvas em Minas Gerais, que atingiram Juiz de Fora e Ubá na última semana e vitimaram mais de 70 pessoas, impactam diversos aspectos da vida da população local, incluindo o varejo farmacêutico.
Para auxiliar os moradores neste momento delicado, diferentes players do setor se comprometeram com o envio de produtos estratégicos. Uma ação conjunta da Febrafar, da Farmarcas, do Ministério da Saúde e da CCM, por exemplo, levou 318 mil fraldas às vítimas.

A ação foi viabilizada após articulação direta de Edison Tamascia, presidente da Febrafar e da Farmarcas, que recebeu a demanda do Ministério da Saúde e estruturou a operação para que a ajuda chegasse com rapidez e segurança a quem mais precisava.
Do total de fraldas doadas, 101 mil unidades são adultas e 217 mil infantis, destinadas especialmente a grupos vulneráveis, como crianças e idosos em situação de maior fragilidade social.“Quando o Edison me ligou, eu entendi na hora que era algo sério e urgente. A gente já vinha acompanhando o drama da cidade. Mesmo em pleno fechamento de fábrica, com dezenas de carretas em operação, priorizamos essa ação. Em poucas horas conseguimos separar o material, organizar a logística e colocar o caminhão na estrada. Fazer o bem, principalmente em um momento como esse, é quase uma obrigação para quem tem condição de ajudar”, detalha Rodrigo Zerbini, CEO e presidente da CCM
Cimed também vai apoiar vítimas das chuvas em MG
Outra empresa que se comprometeu com o envio de ajuda às cidades de Juiz de Fora e Ubá foi a Cimed. Em vídeo publicado nas redes sociais, o CEO João Adibe Marques afirmou que todos os varejistas parceiros da região atingidos pelas enchentes terão o estoque de produtos da marca reposto, além das pendências futuras quitadas.
“Esse é o nosso papel, ajudar quem sempre esteve do nosso lado”, afirmou o executivo.
Ações conjuntas não são novidade no setor
A colaboração de empresas e entidades do canal farma não é inédita. Durante as enchentes que afetaram grande parte do Rio Grande do Sul em 2024, o Panorama Farmacêutico acompanhou diversas iniciativas de solidariedade implementadas por farmacêuticas e varejistas.