Cimed e Globo criam nova empresa focada em cuidados infantis


Segundo apuração de Rikardy Tooge, do InvestNews, a linha infantil da Cimed dará origem a uma nova empresa, fruto de uma parceria com a Rede Globo. A farmacêutica firmou uma joint venture com a gigante da comunicação para explorar suas marcas de baby care. Em um primeiro momento, a iniciativa será conhecida como NewCo Cimed.
A nova companhia será responsável por licenciar as marcas do próprio laboratório, com o objetivo de ampliar sua visibilidade e presença na mídia. No campo da publicidade, a parceria nasce com o compromisso de veicular campanhas nos meios de comunicação do grupo Globo pelos próximos cinco anos.
O apresentador Luciano Huck, por meio da Joatinga Capital, deterá 5% da nova empresa. A operação ainda depende de aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
Cimed tem histórico com a Globo
A Cimed iniciou seus investimentos em produtos infantis em abril deste ano, com o lançamento da linha de cuidados para bebês chamada João e Maria. O anúncio ocorreu durante o Domingão com o Huck e contou, até mesmo, com um “chá revelação”. A linha é composta por lenços umedecidos, xampus, sabonetes e outros itens de higiene.
A marca surgiu após a aquisição da R2M, no fim de 2023. A expectativa da farmacêutica é que a linha contribua com R$ 1 bilhão para a meta de faturamento de R$ 10 bilhões até 2030.
Para desenvolver os produtos, a empresa investiu cerca de R$ 3 milhões em pesquisa e desenvolvimento, além de R$ 50 milhões em marketing. Os itens começaram a chegar às farmácias em março.
Divisão de consumo pode ser a próxima com novidades
Desde junho, há especulações de que a divisão de consumo da Cimed se torne autônoma. A farmacêutica aposta nesse movimento, claramente inspirada no modelo de negócios da P&G.
O plano é sustentado pelos resultados expressivos da empresa nesse segmento. Em maio, a Cimed vendeu 26 milhões de itens de consumo, liderando o ranking da categoria e batendo seu próprio recorde.
Na ocasião, a companhia superou multinacionais como Nestlé e P&G, além de registrar um sell-out superior a R$ 465 milhões, considerando o preço pago pelos consumidores.
Um exemplo do sucesso da divisão é o recente Carmed Smurf, que movimentou R$ 50 milhões nas farmácias. A edição colecionável do hidratante labial, lançada na segunda quinzena de junho, vendeu dois milhões de unidades nos primeiros 15 dias.