CMED organiza consulta pública sobre precificação de medicamentos

Contribuições devem ser enviadas nos próximos 60 dias

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

precificação de medicamentos
Comitê quer adaptar regras conforme o mercado se desenvolve – Foto: Canva

Os critérios utilizados na precificação de medicamentos serão revisados pela CMED nos próximos dois meses, com apoio da população. O comitê anunciou que o assunto pautará uma consulta pública, com início previsto para a próxima segunda-feira, dia 12.

A principal ideia do movimento é garantir que as regras que regem o processo se mantenham capazes de acompanhar o constante e acelerado desenvolvimento do mercado farmacêutico.

Tópicos como regras específicas para a precificação de produtos de inovação radical e incremental, de acordo com o benefício clínico proporcionado e com o grau de atividade inovativa empreendida no país para o desenvolvimento do produto. Também serão levadas em conta a atualização da cesta de países para o referenciamento externo de preços, definição clara dos ritos processuais, incorporação de regras atualmente previstas em comunicados, inclusão de definições aplicáveis à resolução, regramento para aplicação de preços provisórios, assim como outros aspectos para aprimoramento da regulação do mercado farmacêutico nacional devem ser discutidos durante o processo.

Normas para precificação de medicamentos: participe da consulta pública

 A Consulta Pública 1/2025 vai revisar a resolução CMED 2/2004 e estará aberta para sugestões e comentários da população pelos próximos 60 dias. Interessados poderão enviar suas contribuições, conferir o Relatório de Análise de Impacto Regulatório (AIR) e acompanhar o andamento da pauta por meio da página da consulta no site da Anvisa.

Notícias Relacionadas