Cofen autoriza prescrição de antibióticos por enfermeiros
Medicamentos são vendidos com retenção de receita
por César Ferro em e atualizado em
A prescrição de antibióticos por enfermeiros está permitida. Por meio de resolução publicada nesta quinta-feira, dia 22, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) ampliou formalmente o rol de medicamentos que esses profissionais podem indicar. As informações são do g1.
A decisão vem na sequência de uma atualização feita pela Anvisa no Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC). Após a mudança, o programa passou a incluir o registro profissional dos enfermeiros, reconhecendo receitas emitidas por eles, tanto para adultos quanto para crianças.
Quando a nova versão do SNGPC foi disponibilizada, o Conselho Federal de Medicina (CFM) manifestou-se contrário à prescrição de antibióticos por farmacêuticos. Em setembro, a entidade entrou na Justiça para revogar o ato que autorizou a inclusão dos enfermeiros no SNGPC.
Segundo o conselho, a prescrição desses medicamentos pressupõe atividade que é de “competência privativa do médico, como define a Lei nº 12.842/2013, e para a qual os enfermeiros não têm conhecimento nem competência técnica para realizar, visto que não faz parte de sua formação”.
Graduado em Jornalismo pela Universidade Paulista (Unip), atua na produção diária de notícias e dos conteúdos das seções temáticas do portal
César Ferro possui 3004 conteúdos publicados no Panorama Farmacêutico. Confira!
Receba conteúdos inéditos e novidades gratuitamente
Este site utiliza cookies para melhorar sua navegação, analisar métricas e oferecer recomendações de conteúdo. Você pode ajustar suas preferências a qualquer momento em nossa política de privacidade.