Comissão define relator do projeto de piso salarial dos farmacêuticos
Nomeação marca nova fase da mobilização da categoria
por Gabriel Noronha em
Em reunião plenária do CFF, realizada na última quarta-feira, dia 17, o deputado Hildo Rocha (MDB-MA) foi nomeado relator do Projeto de Lei nº 1.559/2021, que trata do piso salarial dos farmacêuticos, no âmbito da Comissão de Finanças e Tributação (CFT).
A definição do relator é considerada o primeiro passo de uma nova campanha, intitulada “2026 – O Ano do Piso”, que terá início oficial em 20 de janeiro de 2026, data em que se celebra o Dia Nacional do Farmacêutico.
A iniciativa tem como principal objetivo manter a categoria mobilizada ao longo de todo o ano, por meio de ações constantes de engajamento, buscando fortalecer o apoio ao avanço do projeto.
A escolha ocorre em um momento estratégico, já que a CFT é responsável por analisar a viabilidade econômica e financeira da proposta, etapa considerada central para o avanço do projeto tanto no setor público quanto no privado.
“A definição do relator na CFT abre uma fase crucial dessa batalha. É fundamental que os farmacêuticos de todo o Brasil permaneçam mobilizados, apoiando o Conselho Federal de Farmácia e acompanhando cada etapa do processo, para que possamos transformar essa demanda histórica em realidade”, afirma Walter Jorge João, presidente do CFF.
Projeto do piso salarial dos farmacêuticos segue avançando
Esse é apenas mais um passo à frente da proposta no ano, como você tem acompanhado aqui no Panorama Farmacêutico. No início de novembro o PL recebeu um parecer favorável na omissão de Administração e Serviço Público (CASP) da Câmara dos Deputados e depois teve sua data de votação confirmada pela mesma entidade, até finalmente ter sido aprovado entre os parlamentares no dia 25 do mesmo mês.
Para entrar o vigor o texto ainda precisa passar pelo Senado, de onde será enviado para sanção presidencial caso seja aprovado sem alterações. Em caso contrário, retorna a Câmara até que se encontre um consenso nos termos.