Como a tecnologia na farmácia ajuda a impulsionar as vendas
Uso de ferramentas de automatização de processos é um aliado para organizar as operações e independe do porte do estabelecimento


Muitos proprietários do varejo independente alimentam a crença de que o avanço da tecnologia na farmácia ainda é uma realidade distante. E essa falsa impressão pode ocorrer por restrições financeiras ou mesmo desconhecimento do real potencial das opções disponíveis no mercado.
Um exemplo de solução acessível de implementação é o B2C Sales Plus, que vem revolucionando a forma de atendimento no autosserviço. “A ferramenta pode ajudar PDVs de diversos tamanhos a aumentarem o faturamento, oferecendo novas fontes de receita”, explica Diego Vivan, coordenador comercial de parcerias da Procfit.
Trata-se de um recurso que possibilita efetuar a gestão de vendas no ambiente da farmácia por meio de múltiplos dispositivos, seja um smartphone, tablet, maquininha do cartão ou mesmo um tótem de autoatendimento, como aqueles já amplamente utilizados em fast-foods. Essas ferramentas proporcionam uma experiência de compra eficiente e segura, com custos acessíveis para pequenos negócios.
Ela serve tanto para o operador de caixa como para o cliente no autosserviço, adaptando-se a diferentes necessidades e podendo ser utilizada em variadas ocasiões e formatos na loja. “Por ser plug and play, fácil de instalar e utilizar, o B2C Sales Plus pode ser implementado em tótens como uma “prateleira infinita”, permitindo ampliar o relacionamento com a indústria, comercializando espaços para banners e outras formas de publicidade no dispositivo, gerando receitas adicionais”, ressalta o executivo
Tecnologia na farmácia elimina filas
“A tecnologia na farmácia integra-se facilmente a qualquer ERP, pois conta com APIs abertas para conexão, e se mostrou uma alternativa flexível para uso em feiras e eventos nos quais a farmácia esteja participando com uma loja temporária”, acrescenta Vivan. Isso pode ocorrer em uma festa de peão, um quiosque na praia ou em uma corrida de rua e tem a vantagem de eliminar a necessidade de lidar com pilhas de cupons fiscais no pós-evento.
Também é uma opção para organizar o autosserviço durante uma campanha sazonal, que atrai muitos consumidores para dentro da loja, agilizando o atendimento. “A ferramenta atende a diferentes perfis de clientes, sejam aqueles que preferem explorar todas as prateleiras da loja e os que buscam apenas um item específico e querem pagar com rapidez”, explica.
Com o modelo mobile, os atendentes podem escanear os produtos na cesta, evitando filas, e integrando o pagamento com a geração de um QR code direto na maquininha.