A experiência do cliente no setor farmacêutico está evoluindo rapidamente para uma abordagem mais phygital, destacando a necessidade de integrar uma farmácia online à estratégia de expansão. De acordo com um estudo recente da Visa Consulting & Analytics (VCA), no primeiro semestre de 2023, as transações de pagamento online em farmácias brasileiras aumentaram significativamente em 25% em comparação com o mesmo período de 2022.
Uma farmácia online oferece uma série de benefícios estratégicos. “Além de ampliar o alcance dos negócios, ela representa uma oportunidade valiosa para estabelecer relacionamentos duradouros e fidelizar clientes, principalmente por meio de aplicativos dedicados”, comenta Mauricio Rodrigues, consultor especializado em gestão da cadeia de suprimentos e canais digitais da Procfit.
Além disso, o e-commerce permite que as farmácias estreitem seu relacionamento com a indústria farmacêutica, abrindo oportunidades para novas negociações de venda e compra – sell-in e sell-out. Além disso, abre portas para a geração de receita adicional por meio da venda de espaço publicitário em plataformas digitais.
Elementos-chave para o sucesso de uma farmácia online
Aqui estão os principais fatores a serem considerados ao montar uma farmácia online de sucesso:
- Mix de produtos estratégico
Ao criar seu mix de medicamentos, concentre-se em itens correlatos aos tratamentos, pois produtos com retenção de receita podem não estar disponíveis online. Essa abordagem pode se revelar uma oportunidade valiosa para atrair novos clientes
- Produtos com alta aderência online
Dermocosméticos e produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (HPPC) são categorias com alta demanda no e-commerce farmacêutico. As indústrias estão cada vez mais voltando sua atenção para esse canal de vendas no varejo farmacêutico
- Aplicativo próprio
Ter um aplicativo personalizado oferece a oportunidade de disponibilizar uma gama mais ampla de serviços e promoções personalizadas, aumentando a fidelização do cliente
- Complementaridade da loja física
Manter uma loja física pode ajudar os consumidores a reconhecerem a marca, especialmente em comparação de preços. Além disso, possibilita converter vendas que, de outra forma, seriam perdidas, principalmente em cidades vizinhas. Também atua como ponto de apoio na distribuição de pedidos. Ajuda na estratégia comercial, logística e na proximidade com o cliente
- Dark Stores estratégicas
A ideia de estabelecer dark stores (lojas voltadas exclusivamente para atendimento online) em locais estratégicos pode reduzir os custos operacionais, acelerar o tempo de entrega e evitar problemas de falta de espaço, especialmente para produtos que ocupam muito espaço nas prateleiras, como fraldas
- Estratégias de entrega last mile eficientes
Um ponto crítico nas estratégias de last mile é a escolha da transportadora adequada. A falta de disponibilidade pode aumentar os custos e causar atritos com os consumidores. Soluções como a opção de retirada em loja ou o uso de armários de entrega em locais estratégicos ajudam a reduzir esses problemas
Desafios a serem evitados
Há desafios específicos a serem considerados ao administrar uma farmácia online:
- Consideração do custo total da operação
Gerentes devem estar atentos aos custos associados à manutenção da plataforma digital, operação, tributação de transporte, divulgação e custos por clique. Ignorar esses fatores pode prejudicar a rentabilidade da farmácia online
- Estratégia de precificação adequada
A competitividade no varejo farmacêutico online pode levar a um leilão de preços. E os gestores podem acabar sacrificando margens para aumentar as vendas. Manter o equilíbrio entre preços competitivos e rentabilidade é essencial
- Fortalecimento da retaguarda
Manter uma boa reputação da marca no ambiente digital, é crucial para a conversão de vendas e a fidelização do cliente. No entanto, muitas vezes, as farmácias negligenciam o suporte ao cliente online. Refinar as equipes de atendimento ao cliente e garantir respostas rápidas e eficientes às reclamações é fundamental.
Com essas diretrizes e precauções em mente, montar e gerenciar uma farmácia online lucrativa torna-se uma missão realizável, oferecendo benefícios tangíveis tanto para os varejistas como para os clientes