Como vender melhor com 14 dicas de organização da loja
Os diferenciais que uma empresa de varejo
precisa ter para conquistar os clientes
por Ana Claudia Nagao em


Vendas consistentes no varejo estão diretamente associadas à organização da loja física. Há diversos cuidados que os empresários devem adotar, mas, em muitos casos, acredita-se que apenas fatores como preços atrativos e boa localização sejam suficientes, negligenciando pontos cruciais.
Um aspecto frequentemente ignorado pelos gestores é a experiência que o consumidor vivencia ao entrar no estabelecimento. Isso envolve elementos essenciais, como a disposição adequada dos produtos e a padronização na exposição dos itens no ponto de venda.
Para Ângelo Vieira, diretor de Comunicação da Farmarcas, existem situações preocupantes. “Muitas vezes entro em estabelecimentos bem localizados, com propostas teoricamente interessantes. Contudo, me deparo com uma realidade de total desorganização, comunicação falha e atendimento inadequado. É importante ter em mente como essas falhas impactam diretamente os resultados de vendas”, alerta.
O executivo acrescenta que uma boa exposição e organização dos produtos, com identificação clara das categorias, ajuda a conquistar clientes e contribui para a fidelização.
“São muitos os detalhes que devem ser considerados. É preciso conhecimento, que vai desde a disposição dos itens até o cumprimento da legislação específica. No caso das farmácias, por exemplo, há uma série de restrições”, complementa.
Confira 14 dicas de organização da loja
1 – Posicionamento estratégico de produtos-chave
Produtos que atraem os consumidores devem ser posicionados no final dos corredores ou em áreas distantes da entrada. Dessa maneira, o cliente recebe estímulos para circular pela loja e conhecer outros itens ao longo do caminho
2 – Dar visibilidade às embalagens e preços
Exponha os produtos de forma padronizada, com o lado principal da embalagem voltado para o cliente. Nomes e marcas devem estar visíveis, e os preços precisam figurar abaixo dos respectivos itens
3 – Organização por demanda e tamanho de embalagem
Agrupe subcategorias e variações (como sabores) em ordem decrescente de demanda, ou seja, posicione primeiro os produtos mais vendidos. Embalagens menores devem estar nas prateleiras à altura do quadril. Já as maiores precisam ser inseridas nos expositores mais baixos
4 – Mantenha os produtos da mesma categoria juntos
Evite espalhar itens da mesma categoria em diferentes prateleiras. Agrupar esses produtos facilita a comparação e agiliza a decisão de compra do consumidor
5 – Destaque para produtos de alto giro
Itens de alta saída não devem ser colocados em locais de pouca visibilidade, como abaixo do joelho ou atrás de balcões. Destacá-los nas gôndolas é essencial para impulsionar as vendas. Evite também ocupar grandes espaços com produtos de baixa rotatividade
6 – Sinalização eficiente
Facilite a localização dos produtos com sinalização clara e bem posicionada. Além disso, treine a equipe para orientar os clientes de forma adequada
7 – Quantidade adequada de produtos expostos
Evite deixar apenas uma unidade de cada item na gôndola, pois transmite a ideia de que o produto está esgotando no estoque ou fora de linha. Prateleiras bem abastecidas transmitem segurança e variedade
8 – Promoções com moderação
Busque não exagerar nas ilhas promocionais. Promoções em excesso podem confundir o consumidor, dificultando a percepção do que realmente está em oferta
9 – Precificação clara nas ofertas
As promoções devem estar corretamente precificadas, com todas as informações visíveis e compreensíveis ao consumidor
10 – Limpeza e higiene dos produtos
Zele pela limpeza das embalagens, do mobiliário, da frente da loja, balcões e pisos. Um ambiente limpo contribui para uma experiência de compra mais agradável
11 – Escolha estratégica dos produtos para ponta de gôndola e vitrines
Esses são os espaços mais valorizados no ponto de venda. Use-os para destacar lançamentos, produtos sazonais e ofertas relacionadas a datas comemorativas
12 – Iluminação adequada
Invista em luminárias de qualidade que valorizem a exposição. Uma loja escura tende a afastar o público
13 – Treinamento da equipe
Colaboradores bem treinados garantem a organização e o abastecimento constante da loja. Cabe a eles manter as prateleiras arrumadas e repor os produtos sempre que necessário
14- Conhecimento e motivação
Uma equipe motivada e bem preparada é tão importante quanto uma boa estratégia de preços. O atendimento de qualidade faz diferença e contribui para a fidelização do cliente e o crescimento do negócio