Conheça os 20 não medicamentos líderes nas farmácias
Produtos de higiene, nutrição e cuidados pessoais movimentam mais de R$ 12 bilhões em 12 meses
por Ana Claudia Nagao em
As categorias de higiene pessoal, nutrição e cosméticos seguem em forte expansão no varejo farmacêutico brasileiro. De acordo com levantamento da IQVIA, o segmento de não medicamentos movimentou R$ 12,06 bilhões nos 12 meses encerrados em setembro de 2025.
O estudo revela que o mercado infantil permanece como um dos motores desse crescimento, ocupando oito posições entre os 20 itens mais vendidos. A liderança absoluta é da fralda Pampers, da P&G, que registrou R$ 1,92 bilhão em vendas no período, isolada no topo do ranking. A lista infantil inclui ainda produtos como Ninho Fases 1+, Huggies Supreme Care, Johnsons Baby, Ninho Leite e diferentes versões da linha Huggies.
Já a categoria de Higiene Pessoal e Cosméticos (HPC) domina o ranking com 11 produtos. O destaque é o desodorante Rexona, da Unilever, segundo colocado com R$ 1,14 bilhão em vendas. A marca própria Needs, da RD Saúde, também aparece em posição privilegiada, com R$ 998,8 milhões. No segmento de nutrição adulta, o Nutren Senior (Nestlé) figura na nona posição, somando R$ 498,6 milhões.
Confira os top 20 não medicamentos de marca mais vendidos no Brasil
Não medicamentos nas farmácias – Top 20
(em milhões de R$)
| Produto | Fabricante | Vendas |
| Pampers | P&G | 1.925,30 |
| Rexona desodorante | Unilever | 1.146,90 |
| Needs | RD Saúde | 998,8 |
| Elseve | L’Oréal | 725,7 |
| Ninho Fases 1+ | Nestlé | 661,6 |
| Huggies Supreme Care | Kimberly-Clark | 598,8 |
| Anthelios | La Roche Posay | 514,3 |
| Carmed | Cimed | 509 |
| Nutren Senior | Nestlé | 489,6 |
| Nivea | Beiersdorf | 476,3 |
| Principia Skincare | Principia | 474,1 |
| Dove Desodorante | Unilever | 460,6 |
| Johnsons Baby | Kenvue | 459,2 |
| CeraVe | CeraVe | 421,9 |
| Ninho Leite | Nestlé | 391,7 |
| Intimus Gel | Kimberly-Clark | 380,3 |
| Granado Bebê | Granado | 368,6 |
| Huggies | Kimberly-Clark | 359,2 |
| Colagate | Colgate-Palmolive | 352,8 |
| Huggies Supre Care | Kimberly-Clark | 345,3 |
Marca própria no 3º lugar revela uma transformação
A presença de uma marca própria no pódio, dividindo espaço com produtos consagrados de grandes fabricantes, ajuda a impulsionar o mercado de não medicamentos e revela o princípio de uma transformação no varejo.
As grandes redes foram as primeiras a enveredar por esse caminho, ao criarem unidades independentes para desenvolver portfólios exclusivos. O movimento estendeu-se a outros nichos e foi incorporado à estratégia do associativismo e do pequeno e médio varejo.
“Em nível global, essa categoria chega a responder por 40% das vendas”, destaca a presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Marcas Próprias (Abmapro), Neide Montesano.
Na visão da dirigente, dos propósitos da marca própria é atrair e fidelizar o consumidor e buscar rentabilidade para as varejistas. “Clientes que adquirem esses produtos tendem a gastar mais por compra. “O tíquete médio que contém um único SKU de marca própria é o dobro do tíquete normal”, ressalta.