Consulta por aplicativo tem aprovação

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Uma pesquisa realizada com 1.926 cidadãos que utilizaram o aplicativo Saúde Digital MG Covid-19, disponibilizado gratuitamente pelo governo de Minas, aponta que os usuários estão satisfeitos com o serviço. O questionário, aplicado após o atendimento pelo próprio aplicativo, colheu comentários de avaliação da plataforma.

Em resposta à consulta realizada com o médico Alexandre Mariano Tarcísio de Sousa, a paciente M. A. relatou que teve certa dificuldade para usar a plataforma e que, imediatamente, o médico ligou para ela e a orientou. “Parabéns ao doutor e à iniciativa do governo. O serviço é muito prático e de uma eficiência fora do comum”, comentou M.A..

O aplicativo está em uso desde maio de 2020, com tecnologia cedida pela empresa Techtools. Qualquer pessoa residente em Minas Gerais pode passar por consulta médica, ter atendimento psicológico e acompanhamento com enfermeiros, caso tenha sintomas e/ou suspeitas de contaminação pelo novo coronavírus, sem sair de casa.

Para o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, o serviço vai além da praticidade e atua como ferramenta de enfrentamento à pandemia da Covid-19. “O aplicativo contribui com a orientação de distanciamento social e alivia a pressão sobre as unidades do sistema de saúde. A plataforma pode ser utilizada por todos; mesmo quem não tem acesso à tecnologia pode ser cadastrado por alguém que tenha celular”, reforça.

Aprimorada ao longo do ano, a plataforma também dispõe do Retorno Covid, botão pelo qual o paciente agenda o retorno da consulta, em casos de necessidade identificada pelo médico. Outro recurso da plataforma é o Rastreamento de Contatos, ou Contact Tracing, que monitora, por 14 dias, indivíduos que tiveram contato com pessoas suspeitas ou positivadas para a Covid-19.

Todas as ações são realizadas pela equipe de trabalhadores da Saúde, servidores da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) e por profissionais voluntários.

O presidente do grupo Techtools, Jeff Plentz, destaca que o alto índice de aprovação mostra que o uso da tecnologia foi reconhecido pela população como um aliado no combate e na prevenção à Covid-19.

Triagem – Após baixar o aplicativo, gratuitamente, a pessoa completa o cadastro e, a partir de então, faz uma triagem, respondendo questões relacionadas ao seu atual estado de saúde. Em seguida, ela é informada, por meio de inteligência artificial, sobre o seu nível de criticidade, podendo ser orientada a fazer isolamento domiciliar, ser direcionada à teleconsulta no próprio aplicativo, providenciar consulta presencial, ou ainda, descartar a suspeita de contaminação.

Após a realização da teleconsulta e a avaliação do médico, os pacientes podem ser acompanhados por um grupo de enfermeiros e psicólogos que darão sequência ao atendimento. Caso seja necessária a emissão de atestados médicos, prescrições ou pedidos de exames, o Saúde Digital MG Covid-19 disponibiliza esses documentos no próprio aplicativo e os envia também por e-mail para o endereço informado no registro.

No caso de prescrição de medicamentos, controlados ou não, o usuário pode imprimir a receita com a assinatura do médico e ir ao posto de Saúde ou à farmácia de sua preferência. É possível também mostrar o e-mail com o receituário recebido em PDF. (Agência Minas)

Fonte: Diário do Comércio

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2018/03/01/aplicativo-para-consultas-em-casa-devera-ter-registro-em-conselho-e-arquivar-prontuarios/

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