
Uma startup brasileira surgiu como opção para inovar a logística, principalmente quando o assunto é a última milha. A Synkar desenvolveu um carrinho autônomo 100% elétrico que pode atuar como uma espécie de “robô-entregador”.
Indicado para ambientes fechados, como centros de distribuição, condomínios e shoppings centers, a inovação reduz em até 10 minutos o tempo de coleta, triplica a eficiência em armazéns e reduz os custos logísticos em até 50%. A máquina se utiliza de navegação por visão computacional e inteligência artificial para se locomover. “Eles conversam com as pessoas e orientam sobre a retirada dos pedidos”, explica o CEO Lucas Assis.
Startup brasileira atraiu R$ 8 milhões em investimentos
Iniciado em 2018, desde cedo o projeto atraiu o olhar de investidores. Tanto é que somou R$ 8 milhões em aportes privados, como do iFood. Além disso, projetos da Embrapii, Sebrae e Fapeg também deram fôlego à ideia em seus primeiros dias.
Redes, distribuidoras e farmacêuticas já podem adquirir uma das 300 unidades que se encontram em pré-venda. Além da compra, os interessados terão que pagar uma mensalidade que cobre manutenção e treinamento. O custo, que não foi divulgado, varia de acordo com o tamanho da operação.
Durante seus testes, a tecnologia foi utilizada em shoppings de São Paulo e Goiás, além de complexos médicos e hospitalares.
Tecnologia vem como auxiliar
Para seus criadores, o SD02 não substitui os estoquistas e entregadores, mas ajuda a dinamizar suas rotinas. “A tecnologia vem para complementar o trabalho, aumentando a eficiência e reduzindo deslocamentos repetitivos”, afirma Assis.
Entrega por robô é novidade, por drone, nem tanto
Enquanto se discute a entrega por meio de robôs autônomos, os drones já conquistaram os céus, principalmente nos Estados Unidos. Gigantes varejistas como Amazon e Walmart já investem na prática desde o início da década. Apesar de não ser uma solução nova, ela ainda não foi massificada, ficando restrita a alguns produtos e regiões.