Covid-19: vacinas aprovadas para uso emergencial continuam valendo


As vacinas contra a covid-19, que estão sendo aplicadas em uso emergencial no Brasil, continuam valendo. É o caso da Coronavac, que foi aprovada pela Anvisa em janeiro do ano passado para os adultos e desde de janeiro deste ano para aplicação em crianças e adolescentes de 5 a 17 anos. Já o uso para a faixa de 3 e 4 anos de idade, solicitado pelo Instituto Butantan, segue em avaliação pela agência.
A situação da Coronavac foi questionada, nessa segunda-feira, depois que o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou o fim do estado de emergência de saúde pública no país.
Além da Coronavac, o esquema vacinal contra a covid no Brasil oferece os imunizantes dos laboratórios Janssen, Astra-Zeneca e Pfizer. A vacina russa Sputnik teve registro para importação excepcional, enquanto o imunizante Covaxin, da Índia, teve a importação suspensa por medida cautelar em julho do ano passado.
Em nota publicada depois do anúncio do ministro, a Anvisa informou que está revisando as normas aprovadas desde o início da pandemia de covid, em janeiro de 2020, mas que algumas devem seguir valendo por um ano. A vacinação também deve continuar sem alterações, assim como os programas de testagem e mapeamento dos vírus em circulação no Brasil.
Apesar do fim da emergência em saúde, que ainda vai ser oficializado em portaria do ministério, a Anvisa recomenda que se mantenha a atenção às medidas de higienização das mãos e uso de máscara em ambientes de maior risco, como aglomerações.
Fonte: Agência Brasil
Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/fiocruz-quer-exportar-vacinas-contra-a-covid-19-feitas-100-no-brasil/