Utilizar remédios à base de canabidiol é a mesma coisa que utilizar maconha?
Não. Ele é uma das substâncias da Cannabis sativa, não tendo os mesmos efeitos psicóticos encontrados quando a planta é utilizada como entorpecente.
Para quais doenças o canabidiol pode ser eficiente?
O canabidiol pode ajudar no tratamento de autismo, epilepsia, Doença de Alzheimer, Doença de Parkinson, dor em geral (inclusive a do câncer), fibromialgia, depressão, insônia, transtorno do pânico, transtorno de ansiedade generalizada, psoríase, esclerose múltipla, Doença de Chron, transtorno de atenção e hiperatividade, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), paralisia cerebral, inflamação crônica e artrite.
Como comprar canabidiol?
É impossível conseguir o óleo à base de canabidiol, substância extraída da Cannabis sativa, sem uma receita médica. Depois disso, é preciso fazer um pedido à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para importar o fármaco. O cadastro pode ser feito por vias eletrônicas, no site https://www.gov.br/pt-br/servicos/solicitar-autorizacao-para-importacao-excepcional-de-produtos-a-base-de-canabidiol. Somente com autorização da Anvisa é possível importar o remédio.
É muito caro. Qual é o procedimento?
Os preços do produto são elevados porque, via de regra, ele não é produzido no Brasil nem conta com matéria-prima local. Quem não tem condições de pagar pode entrar com uma ação judicial para que o poder público faça a compra e o fornecimento.
Posso plantar Cannabis sativa para produzir o medicamento?
Somente com autorização judicial. E é necessário saber extrair o óleo da planta – algumas associações podem ajudar com isso e ainda fornecer assistência jurídica para conseguir o aval para plantio. Está em tramitação um projeto de lei para regulamentar o plantio e como ele deve acontecer, mas também será necessária autorização para o cultivo.
Fonte: Diário da Região