CRF/RJ alerta para aumento de 265% nos testes positivos para Covid nas farmácias do RJ

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Conselho Regional de Farmácia do Estado do Rio de Janeiro (CRF/RJ) alerta a população quanto ao aumento de casos positivos para a Covid-19 no estado do Rio de Janeiro. Segundo dados da Associação Brasileira de Farmácia (Abrafarma), em maio, foram confirmados 10.060 casos, crescimento de 265% em relação aos 2.759 registrados em abril. O indicador voltou a subir pela primeira vez desde janeiro. Nesse contexto, a entidade reforça a importância da retomada das medidas de prevenção.

De acordo com o levantamento, que considera apenas os testes realizados nas farmácias, a quantidade de exames realizados dobrou no estado do Rio de janeiro, saltando de 26.138 testes em abril para 52.988 em maio. A média diária de casos positivos em maio totalizou 347, a maior dos últimos quatro meses, ficando atrás apenas do pico registrado em janeiro, com a chegada da variante Omicron. Os dados acendem o alerta do CRF/RJ, devido à forte tendência de alta no número de casos.

O CRF/RJ acompanha a evolução da Covid-19 e vê com preocupação o crescimento significativo de casos positivos no estado, atrelado ao aumento de eventos e aglomerações e o relaxamento do uso de máscaras precocemente.

‘Esta alta expressiva no número de casos requer medidas para conter o avanço da Covid, sob pena de termos novamente um cenário de caos na Saúde, falta de medicamentos e testes, altos índices de internação, entre outros. Por isso, estamos alinhados às organizações de Saúde mundiais, reforçando a importância do cumprimento do calendário vacinal por todos e reiterando a necessidade de reforçar as medidas preventivas como uso de máscara, principalmente em espaços fechados, constante higienização das mãos e o distanciamento social. Sobretudo, diante dos dados apresentados, cabe lembrar que estamos com uma circulação viral muito significativa no estado’, alerta Dr. Camilo Carvalho, presidente do CRF/RJ.

O Conselho reforça a preocupação com os farmacêuticos, que atuam tanto na linha de frente do combate à Covid-19, seja no desenvolvimento de pesquisas das vacinas e de medicamentos para a curada doença, até o atendimento direto à população, nos hospitais e nas farmácias. Assim como os demais profissionais da Saúde, a classe reitera a importância da colaboração da população e das entidades governamentais para o controle da pandemia.

Fonte: Pfarma

Notícias Relacionadas