De cada 10 mil tecnologias estudadas, apenas uma chega ao mercado, diz presidente do Sindusfarma
Em entrevista, Nelson Mussolini explicou como funciona o fluxo de investimentos no setor
por César Ferro em e atualizado em
O caminho até a inovação no mercado farmacêutico está longe de ser uma linha reta. Em entrevista à Times Brasil, o presidente do Sindusfarma, Nelson Mussolini, explicou as dificuldades enfrentadas pelo setor.
De acordo com o executivo, os produtos que alcançam o sucesso não precisam apenas se pagar, mas também compensar os custos dos projetos que acabaram não avançando. “De cada 10 mil tecnologias estudadas, apenas uma chega ao mercado. As outras 9.999 precisam ser financiadas, e isso só é possível porque existe uma lógica de portfólio por trás da indústria”, explica.
Além do elevado grau de incerteza regulatória e científica, o setor ainda precisa lidar com prazos longos – por vezes superiores a uma década – e a necessidade de investimentos bilionários. O especialista, inclusive, compara o mercado farmacêutico aos setores de tecnologia de ponta. “Todo capital de alto risco exige retorno elevado. A indústria farmacêutica não é diferente. Ela financia não apenas a inovação que chega ao paciente, mas também aquela que não deu certo no passado e a que ainda pode não dar certo no futuro”, afirma.
O modelo em questão norteia as estratégias das farmacêuticas, que apostam na diversificação dos investimentos em diferentes frentes, visando o equilíbrio entre risco, retorno e sustentabilidade de longo prazo.
Para Mussolini, ao se debater preços, acesso e inovação, é preciso levar em conta essa dinâmica. “Quando se fala em custo de medicamentos, é preciso considerar todo o sistema que sustenta a inovação. Sem esse modelo de financiamento, simplesmente não haveria novos tratamentos”, finaliza.
Graduado em Jornalismo pela Universidade Paulista (Unip), atua na produção diária de notícias e dos conteúdos das seções temáticas do portal
César Ferro possui 2958 conteúdos publicados no Panorama Farmacêutico. Confira!
Receba conteúdos inéditos e novidades gratuitamente
Este site utiliza cookies para melhorar sua navegação, analisar métricas e oferecer recomendações de conteúdo. Você pode ajustar suas preferências a qualquer momento em nossa política de privacidade.