Dentalclean inicia operações no mercado americano
Companhia aproveita onda da taxação de produtos chineses e sinaliza intenção de construir uma fábrica nos Estados Unidos
por Ana Claudia Nagao em
e atualizado em


A Dentalclean iniciou oficialmente sua operação no mercado americano, com a venda de parte do seu portfólio na Amazon. A decisão surgiu de um movimento natural após o sucesso das exportações para a América Latina, onde a companhia está presente na Argentina, Bolívia, Colômbia, Equador, Panamá, Paraguai e Uruguai.
O projeto para internacionalizar a marca exigiu mais de três anos de planejamento e um investimento de US$ 2 milhões (R$ 11,3 milhões). E o momento não poderia ser mais propício. Com a taxação de produtos importados imposta pelo presidente Donald Trump, a empresa encontrou uma janela de oportunidades, uma vez que 73% do fio dental produzido nos Estados Unidos tem matéria-prima proveniente da China.
“Com esse problema das tarifas, os players locais acabam ficando desabastecidos, o que eleva excessivamente o preço. Além disso, com uma tarifa cambial favorável para o mercado americano, nossa produção no Brasil torna-se muito viável. Nos Estados Unidos, temos um custo médio de US$ 25 (R$ 141) por hora trabalhada, contra R$ 3 a R$ 5 em solo brasileiro”, explica Leonardo Filoso, gerente de trade e marketing da Dentalclean em entrevista especial para o Panorama Farmacêutico.
Expansão no mercado americano pode incluir fábrica
Para fugir da dependência de produtos importados da China, a Dentalclean recebeu a oferta do governo norte-americano para a construção de uma fábrica nos Estados Unidos. “Ainda é uma ideia muito embrionária, mas sinalizamos positivamente nossa intenção de montar um parque fabril por lá”, acrescenta o executivo.
Enquanto isso não acontece, a companhia está modernizando sua planta localizada em Londrina (PR) e ainda estuda a construção de uma nova unidade fabril no Brasil. Além disso, também recebeu o convite para erguer um complexo no Paraguai, o que viabilizaria o escoamento dos produtos para todo o mercado da América Latina.
“Para completar, temos um projeto de expansão para a Europa, por meio do qual já iniciamos tratativas com países como Áustria, Alemanha, Bielorrússia e República Checa. Em janeiro de 2026 participaremos de uma feira em Dubai, nos Emirados Árabes, país que demostrou interesse em contar com nossa marca”, ressalta Filoso.
Da Amazon para grandes varejistas dos EUA
Assim como no Brasil, no mercado americano a Dentalclean concorrerá com duas gigantes locais – a Oral-B e a Colgate. “Com essa nova frente, temos uma projeção de ampliar em pelo menos 30% o volume de produção nos próximos 18 meses. Atualmente já registramos 12% a mais de vendas em relação ao ano passado e esperamos crescer pelo menos mais 8% em 2026”, avalia o executivo. O faturamento da companhia em 2024 foi de R$ 150 milhões, com projeção de R$ 170 milhões para este ano.
A expansão para os Estados Unidos impôs uma verdadeira transformação da marca. Todos os produtos destinados ao consumidor americano passaram por grandes adaptações, desde a comunicação nas embalagens até a explicação detalhada dos conteúdos e benefícios. “Foi uma adaptação total. Não bastava traduzir, era preciso recontar a marca de forma que fizesse sentido para um novo público, com outra cultura e outros hábitos de consumo”, complementa.
Além das adequações de linguagem e embalagem, os desafios da internacionalização também passaram por questões logísticas e regulatórias. Para vencer as barreiras alfandegárias e atender às exigências das agências reguladoras americanas, a Dentalclean estruturou uma operação minuciosa com apoio de parceiros locais.
A SYNC Commerce foi escolhida como parceira estratégica para fullfilment, oferecendo suporte completo em armazenamento, envios e logística reversa. O envio dos produtos é realizado pela empresa de correios dos Estados Unidos (USPS), garantindo capilaridade e eficiência em todos os estados do país.
“Tivemos que montar a loja do zero, estruturar um armazém próprio e estudar profundamente os padrões de envio. Só assim conseguimos oferecer uma experiência completa e confiável ao cliente final”, explica o gerente.
Apesar de, neste primeiro momento, a linha de produtos disponíveis ser mais enxuta em relação à variedade encontrada no Brasil, a empresa já planeja expandir o portfólio nos Estados Unidos e replicar o mesmo mix de produtos.
Outro objetivo é ampliar a presença em outras grandes redes varejistas norte-americanas. “Estamos em fase avançada de negociação com alguns dos principais players do país, inclusive do canal farma. Nossa meta para os próximos 12 meses é nos consolidarmos como uma das principais marcas de higiene bucal no ambiente digital dos Estados Unidos”, destaca.