Dois países ampliam domínio no canal farma latino-americano
Com crescimento acima de 12%, mercados do Brasil
e México concentram mais de 70% do faturamento
por César Ferro em
por César Ferro em
Dois países vêm reforçando o domínio do canal farma latino-americano. Com crescimento acima de 12%, Brasil e México continuam nadando de braçada na análise de canais (farmácias e hospitalar) do mercado farmacêutico na região.
Segundo o Outlook 2025 da Close-Up International, o setor movimentou US$ 116,9 bilhões (R$ 629,3 bilhões) nos últimos 12 meses até agosto de 2025. Desse montante, 70,7% ficou concentrado nas nações que, somadas, têm mais de 340 milhões de habitantes.
Dois líderes disparados
(Participação no faturamento geral do mercado farma latino)

Brasil e México somam US$ 82 bi de faturamento
No período do estudo, o mercado farmacêutico brasileiro movimentou US$ 62,2 bilhões (R$ 334,8 bilhões), ocupando a liderança disparada. Na sequência – e com menos de um terço do montante – aparece o México, com receita de US$ 20,5 bilhões (R$ 110,3 bilhões). A Argentina, que fecha o pódio, foi bem mais modesta, com faturamento de US$ 11,2 bilhões (R$ 60,2 bilhões).
Brasil no topo
(Faturamento por país em bilhões de US$ – 12 meses até ago/2025)

Líderes ampliaram distância
Na comparação com o mesmo período de 2024, o canal farma brasileiro cresceu 12,5% e o mexicano, 12%. Os únicos países a superarem esses avanços foram Paraguai e Bolívia, com ganhos de 29,3% e 23,1%, respectivamente.
Farmácias predominam em nove mercados
As farmácias são protagonistas na comparação com o mercado institucional. Com exceção da Colômbia e do Paraguai, em todos os demais países, o varejo farmacêutico supera a movimentação da área hospitalar. Chile, com 97,8% e México, com 96,3%, são as nações onde as varejistas têm maior representatividade. No Brasil, a diferença também é expressiva, embora menos acentuada.

Diversidade de PDVs potencializa mercado farmacêutico
Parte do resultado das farmacêuticas brasileiras está associada à diversidade dos pontos de venda, que torna o varejo nacional um dos mais equilibrados da América Latina nesse quesito. As farmácias de rede detêm 60,2% de market share contra 39,8% das independentes.
“É uma proporção muito similar à do México. Já outras nações registram uma concentração excessiva das redes, a exemplo de Equador (89%) e Chile (80%); ou uma dependência dos PDVs de pequeno porte, como é o caso da Argentina (67%). Esse cenário os torna mais vulneráveis ao cenário macroeconômico”, comenta Paulo Paiva, consultor da Close-Up International.
Varejo farmacêutico brasileiro movimenta o dobro que o mexicano
O Brasil também lidera o extrato de faturamento no varejo farmacêutico. Com US$ 44,3 bilhões (R$ 238,4 bilhões), o país totaliza uma receita maior que o dobro da mexicana: US$ 19,7 bilhões (R$ 106 bilhões).
Brasil no topo (de novo)
(Faturamento das farmácias por país MAT 8/2025 em bilhões de dólares)
