Ninguém merece dor de dente, não é? Aliviar esse incômodo persistente, que ainda por cima pode ser bem intenso, torna-se a prioridade para a pessoa afetada. E não são poucos que sofrem com esse problema.
Veja também: Dia Mundial da Tuberculose: quais as principais estratégias para controle da doença?
Segundo o levantamento da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal, mais de 20% dos entrevistados nas faixas etárias de 15 a 19 anos e de 35 a 44 anos tinham sofrido com a dor de dente em até seis meses antes da entrevista.
Siga nosso Instagram
Quando a dor de dente aparece, o mais indicado é visitar o dentista. A automedicação não é indicada, mas você pode tentar aliviar o incômodo até o dia da consulta.
Por isso, nesse texto, vamos trazer quatro dicas de como aliviar a dor dente.
Benzidamina no alívio da dor de dente
A Benzidamina é um anestésico que pode estar presente em cremes dentais para o alívio da dor de dente. Além de aliviar o incômodo, o fármaco também possui ação anti-inflamatória e antisséptica, sendo indicado para quadros inflamatórios.
Já para outros tipos de dor de dente, como as causadas pela sensibilidade, também existem pastas que ajudam a controlar o problema.
Salmora
Método já bem antigo de se combater a inflamação, a água morna com sal também ajuda contra a dor de dente. Ela é indicada principalmente para ajudar na drenagem de pus em abcessos faciais.
O funcionamento é simples: o sal é um antisséptico natural, enquanto a ação da água morna é ajudar a extrair o pus do abcesso em questão.
Cravo-da–Índia
O óleo essencial dessa planta possui uma substância que, inclusive, é usada em obturações. O eugenol, além de anestésico, também combate infecções e inflamações.
São várias as formas que você pode usar o cravo-da-índia no combate à dor de dente. Você pode mascar a planta, fazer um chá ou aplicar no local do incômodo um algodão com uma gota do óleo essencial, misturado a até duas gostas de outro óleo essencial, como o de coco ou amêndoas.
Própolis
Famoso no combate as dores de garganta, o própolis pode também ser de grande ajuda contra a dor de dente. Mas um cuidado deve ser tomado. No estudo que mostrou as ações anti-inflamatórias e analgésicas do composto, foi utilizada uma concentração de apenas 5%. Concentrações maiores do produto podem causar queimaduras na mucosa.
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico
Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp e no Telegram
Jornalismo de qualidade e independente
O Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!