Drogaleste aposta em nova marca e mais PDVs
Rede de farmácias profissionaliza gestão e busca certificação de qualidade para o varejo farmacêutico
por César Ferro em
Com mais de 30 anos de atuação, 104 lojas e presença consolidada na zona leste de São Paulo (SP), a Drogaleste quer alçar voos mais altos. Em entrevista exclusiva ao Panorama Farmacêutico, o CEO da rede de farmácias, Thiago Sansana, revelou os detalhes do plano de expansão da companhia.
De acordo com o executivo, a empresa prevê ampliar em 15% sua capilaridade, lançará uma nova marca, profissionalizará a operação e deseja até mesmo adaptar o Guia Michelin para o varejo farmacêutico.Drogaleste abriu dez lojas em 2025
Neste ano, a Drogaleste inaugurou dez unidades. Para 2026, a expectativa é seguir o mesmo ritmo de expansão, com planos de abrir até 12 farmácias. Todos os PDVs da rede são próprios e a expansão é orgânica. Sansana explica que, para encontrar pontos estratégicos em uma das regiões mais populosas da capital paulista, a companhia conta com uma rede de corretores imobiliários responsáveis pela prospecção.
Rede aposta em bairros domiciliares
Uma das principais características da empresa é o apreço por bairros domiciliares. “Essa estratégia visa atender à busca do consumidor por mais conveniência e atendimento consultivo e personalizado. Com essa abordagem, garantimos a fidelização desse público”, explica o CEO.
Com 65% de suas farmácias na zona leste de São Paulo, os principais bairros para a rede são Itaquera, Guaianases, Artur Alvim e Penha, que, juntos, somam mais de 500 mil habitantes. A Drogaleste também mantém quatro unidades na zona norte da cidade e atua ainda em municípios como Carapicuíba (SP) e Santos (SP).
Rede lançará nova bandeira em 2026
Para 2026, a Drogaleste lançará o projeto-piloto de uma nova bandeira – a Livva Farma. A primeira loja com essa identidade será inaugurada no Tatuapé, no primeiro trimestre do próximo ano.
O diferencial do selo será a experiência de compra e o posicionamento estratégico, com um mix de produtos mais alinhado à região. Por outro lado, fortalezas da operação, como o trabalho com a categoria infantil, serão ‘herdados’ da Drogaleste.
Nova bandeira é resultado de dois anos de projeto
Segundo o executivo, a Livva Farma é resultado de dois anos de estudo junto à Future Brand, empresa responsável pela criação da marca. “Em São Paulo há um regionalismo muito forte. Por isso, caso o piloto seja bem-sucedido, usaremos a marca Livva Farma para estabelecermos operação em outras regiões”, explica.
Profissionalização centralizará esforços
A partir de 2027, a Drogaleste abandonará o atual sistema de gestão familiar, com quatro sócios que atuam de forma regionalizada, e entrará em uma fase de profissionalização. A ideia é unificar as áreas de governança, jurídica e estatuária para que a rede possa andar em uma única direção.
“Essa mudança permitirá um planejamento mais estratégico. Em expansão, por exemplo, poderemos fazer movimentos mais coordenados, entrando em um novo bairro ou cidade com até seis lojas simultaneamente”, projeta. Tatuapé, bairro onde ficará a primeira Livva Farma, é um exemplo dessa estratégia. A companhia já prospecta quatro pontos na região.
Excelência de dentro para fora
Por fim, Sansana menciona outro projeto que rodará de maneira experimental em 2026. O Estrela Botica consistirá em uma certificação de qualidade para o varejo farmacêutico, inspirada no modelo do Guia Michelin.
“A iniciativa será implementada internamente no próximo ano. Nossa ideia é lançar o programa para o mercado em 2027”, revela. O projeto não avaliará apenas o atendimento, mas também pontos estruturais da unidade, partindo da fachada até a organização da loja.