DSG Popular cresce 21% em 2025 e já soma 440 PDVs
Rede de farmácias do Grupo DSG Brasil encerra o ano com faturamento mensal acima de R$ 40 milhões
por César Ferro em
Em um ano marcado por pressão sobre margens e alta competitividade no varejo farmacêutico, a DSG Popular apresentou um crescimento superior à média nacional.
Impulsionada por uma estratégia consistente de expansão, fortalecimento do relacionamento com lojistas e investimentos estruturais, a rede de farmácias vinculada ao Grupo DSG Brasil encerrou 2025 com avanço de 21,01% frente ao ano anterior. Ao longo dos últimos 12 meses, a bandeira saiu de 300 para 440 farmácias associadas, consolidando presença em todas as unidades da Federação e registrando um faturamento médio mensal na casa dos R$ 40 milhões.
Com lojas distribuídas por 274 cidades brasileiras, a varejista tem como suas fortalezas os estados de Minas Gerais, São Paulo e Pará. “Esse crescimento é fruto de um esforço conjunto. Acreditamos no associativismo forte, próximo do lojista e focado em resultado”, comenta o diretor executivo Junior Kallas.
A DSG Popular foi fundada em 2019. Segundo o executivo, o selo foi criado por uma demanda dos associados. “Pouco antes da pandemia, o mercado deu uma forte guinada rumo a uma abordagem mais agressiva das drogarias populares. Os associados, que já confiavam em nossa expertise, solicitaram uma opção com essas características. Por isso criamos a DSG Popular”, explica.
Apesar desse direcionamento inicial, hoje a rede já oferece um mix de produtos e serviços mais robustos e aposta também no modelo de conveniência. “Priorizamos a construção de um relacionamento próximo com o associado, fornecendo ferramentas de inteligência de mercado e desenhando estratégias personalizadas”, avalia.
Ampliação da equipe de suporte apoiou crescimento
Além da expansão no número de lojas, a DSG Popular investiu na ampliação da equipe de suporte aos associados, oferecendo atendimento mais próximo, qualificado e estratégico. A iniciativa reforçou o modelo associativista da rede, que tem como foco central o aumento da competitividade e da rentabilidade das farmácias independentes.
Outro marco relevante do ano foi a inauguração do novo escritório central da rede, em Passos (MG). Com a inauguração do prédio com três andares exclusivos para a operação, o número de colaboradores responsáveis pelo atendimento ao associado saltou de 20 para 36. O setor está dividido em três equipes – comercial, gestão 360 e marketing.
O espaço inclui salas de trabalho comuns, espaços para reunião e um auditório multimídia para treinamentos que está disponível também para os parceiros comerciais. O grupo mantém outros dois escritórios em Alfenas (MG) e Varginha (MG).
Rede ampliou parcerias com o mercado
No campo comercial, a DSG Popular avançou ao ampliar parcerias com mais de 40 fabricantes e distribuidoras regionais. “Esse relacionamento possibilita que atuemos como uma ponte entre as ofertas da indústria e do atacado e as necessidades da loja”, explica o diretor. A companhia conta com um portal de compras completo, onde o gestor pode consultar as melhores condições e projetos comerciais de diferentes dispositivos, como desktop e mobile.
Ligada à Febrafar, a rede de farmácias utiliza praticamente todas as ferramentas disponibilizadas pela federação. “É um apoio fundamental para trazer melhorias, reciclagem de equipes, pensamento estratégico e garantir serviços e entregas cada vez mais assertivos para nossas lojas”, declara.
Companhia quer repetir crescimento de 20% em 2026
Para 2026, a DSG Popular prevê um crescimento de cerca de 20% no volume de lojas e operações. A estratégia é buscar farmacistas alinhados e que queiram crescer e investir em suas operações.
A rede de farmácias atua tanto na abertura de novos pontos como na conversão de bandeira, com suporte que inclui análise de geomarketing. A companhia adota a limitação geográfica para impedir que associados disputem mercado entre si. Outra característica é a flexibilidade, permitindo que o gestor mantenha sua marca e fachada original, usufruindo de todos os benefícios da associação.
“A tomada de decisão orientada a dados, que já virou realidade em 2025, deverá se intensificar em 2026. Nosso crescimento demonstra claramente que estamos no caminho certo”, completa Geraldo Majela Kallas, uma das principais lideranças do grupo.