Um importante player fortalecerá sua atuação no mercado de vitaminas. A EMS anunciou a aquisição da startup de saúde Vitamine-se, que já trabalha com receita na casa dos R$ 25 milhões. As informações são do Pipeline do Valor Econômico.
O fundador da healthtech, Augusto Cruz Neto, fará parte da operação, agora como o responsável pela estratégia de marketing das marcas da farmacêutica. Com vasta experiência em publicidade, o executivo já atuou na comunicação de grandes empresas do setor.
Fundada em 2021, a Vitamine-se nasceu fazendo vitaminas personalizadas e comercializando os itens por meio de seu e-commerce. Para aumentar sua capilaridade, a fabricante começou a produzir multivitamínicos padronizados e trabalhar junto ao varejo farmacêutico.
De acordo com a publicação, o valor da transação segue em segredo. A companhia já atuava na categoria, mas agora contará com um portfólio mais diverso e investimento mais robusto.
Mercado de vitaminas receberá o dobro de investimento
Com a chegada da Vitamine-se, a EMS irá, literalmente, dobrar a aposta no mercado de vitaminas. Para 2024, a farmacêutica planeja investir duas vezes mais na categoria e repetir o movimento em 2025, chegando a aportes de R$ 100 milhões.
A startup chega ao portfólio da EMS com 30 produtos. A companhia, por sua vez, garantirá mais capilaridade a esses SKUs, aumentando de 5 mil para 86 mil os PDVs atendidos pela healthtech.
Segundo Marcus Sanchez, vice-presidente da EMS, os multivitamínicos podem também pintar no canal alimentar. “Temos um time contratado para isso (levar as vitaminas para os supermercados), que hoje está ocioso e vai começar a ter mais trabalho”, afirma.
Farmacêutica quer fortalecer comunicação
Além de reforçar sua presença no mercado de vitaminas, a compra da Vitamine-se passa também por outro grande objetivo da EMS: reforçar sua comunicação. “O que acontece é que a EMS lidera no varejo farmacêutico há 17 anos consecutivos, mas a estratégia de branding ainda tem que ser resolvida”, analisa Sanchez.
“A EMS é uma Disneylândia das marcas. Aos 45 anos de idade, ter esse espaço na (empresa) líder, me sinto mesmo num parque de diversão”, comemora Neto. O executivo ficará à frente do projeto de reforçar as marcas da farmacêutica.
Segundo um estudo do Meio & Mensagem em parceria com a Kantar, a companhia paulista é a oitava maior quando o assunto é o montante investido em publicidade. Em 2022, R$ 422 milhões foram destinados para essa área, total que quase dobrou em 2023, fechando em R$ 798 milhões.