Entenda como aprimorar processos com dashboards de gestão

Ferramenta colabora para municiar tomada de decisões, especialmente em setores competitivos como o varejo farmacêutico

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

DASHBOARDS DE GESTÃOProcfit, orientação empresarial, dashboards, varejo farmacêutico
Foto: Freepik

O uso de dashboards de gestão para auxiliar a tomada de decisões vem ganhando em setores altamente competitivos como o varejo farmacêutico. Esse recurso permite aos empresários e empreendedores terem acesso instantâneo a indicadores de performance, medindo não apenas as vendas como também os processos e o desempenho dos colaboradores.

Para o coordenador de desenvolvimento da Procfit, Filipe Costa, a inteligência de dados não é mais um diferencial para a farmácia, e sim uma necessidade básica. “Empresas que não fazem uso dessas informações em tempo real podem entrar em descompasso com o mercado”, alerta.

Mas enfim, o que é um dashboard de gestão? 

O dashboard de gestão representa uma espécie de espelho da sua operação, traduzido em dados. “Trata-se de um painel de acompanhamento que traz conteúdos gerenciais precisos e de fácil entendimento”, explica. O dispositivo nada mais é do que a demonstração gráfica, com elementos de vendas, estoque, tíquete médio etc. Esse material robusto constitui-se em um norte na hora de tomar decisões importantes.

Uso de dashboards passa por dados confiáveis 

Mas não basta olhar para os gráficos se os números que os alimentaram não forem confiáveis. Por isso, Costa afirma que uma das melhores formas de contar com indicadores fidedignos e de forma prática é a automatização.

“Há empresas nas quais o colaborador perde de duas a três horas todos os dias só processando relatórios. Quando o dado chega ao decisor, já pode ser tarde demais para reverter um desempenho negativo”, observa.

Integrações potencializam tecnologia 

O coordenador aponta também que integrações garantem uma visão 360º do negócio. “No Cosmos Pro, unidade de negócios da Procfit, é possível gerar dashboards alimentados automaticamente e ainda programar alertas alinhados com resultados registrados nos gráficos”, explica.

Um exemplo diz respeito ao time de compras. “É possível monitorar o estoque e, ao sinal de uma possível ruptura, notificar automaticamente o time de compras de que será necessário adiantar um determinado pedido”, afirma. “Tomar decisões baseadas em dados é como acender uma luz em um quarto escuro. Sem claridade, você compra errado, você vende errado. O dashboard é a lâmpada que ilumina a sua empresa”, finaliza.

Notícias Relacionadas