Entenda como formar um conselho de administração
Decisão pode ser oportuna para farmácias em busca
de mais agilidade e inovação nos processos
por Gabriel Noronha em
e atualizado em


A decisão de formar um conselho de administração pode ser vital no processo de organização e crescimento de uma empresa. O termo é conhecido pela população em geral, mas os detalhes de sua constituição e suas atividades ainda despertam dúvidas, especialmente no pequeno e médio varejo farmacêutico – ainda muito atrelado à figura dos donos.
De acordo com definição do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, esse órgão funciona principalmente para conduzir o redirecionamento estratégico de uma organização.
“Além de monitorar a diretoria, ele exerce o papel de guardião dos princípios, valores, objeto social e sistema de governança da companhia”, explica Izabela Rücker Curi, advogada, sócia fundadora do Rücker Curi Advocacia e Consultoria Jurídica e da Smart Law.
Como é o passo a passo para formar um conselho de administração?
A tarefa de formar um conselho de administração pressupõe no mínimo três e no máximo 11 integrantes,variando de acordo com o porte, o setor e a estrutura societária de cada instituição. “Os mandatos tipicamente duram de um a três anos, com possibilidade de reeleição dos membros, que devem contar com diferentes competências, experiências e perfis para garantir uma visão imparcial e livre de conflitos de interesse”, ressalta a especialista.
Um desses integrantes deve ser o presidente, responsável por liderar as reuniões e garantir efetividade às mesmas. Para evitar mais conflitos, ele não deve ser a mesma pessoa que o CEO.
Atividades do conselho
Em encontros mensais, bimestrais ou semestrais, com pauta definida, material prévio e atas registradas, o grupo deve se reunir e discutir o desempenho da empresa e do CEO, aprovar planos de longo prazo, orçamento e investimentos relevantes, bem como avaliar possíveis riscos à operação.