Espaço Fecofar quer ser um hub do mercado farmacêutico
Sede da federação em São Paulo (SP) possibilita que
profissionais e empresas utilizem salas e o auditório sem custos
por César Ferro em


Em maio de 2024, o Espaço Fecofar foi inaugurado em evento que mobilizou mais de 400 executivos de 142 indústrias, distribuidoras e prestadores de serviços do canal farma. Pouco mais de um ano depois, a federação abre suas portas para o setor, mas de uma forma diferente.
“Além de ser nossa sede institucional, o local também funciona como um coworking e um hub de eventos totalmente gratuito para profissionais e empresas do mercado farmacêutico”, afirma o administrador-executivo Willians Robles.
A Fecofar disponibiliza 20 posições para trabalho individual, sete salas de reunião e um auditório com capacidade para 70 pessoas. “Cedemos essas salas mediante agendamento prévio, para evitarmos choques de horários. Já a estrutura de coworking fica totalmente liberada durante o horário comercial”, explica. O administrador também esclarece que o acesso e solicitações de datas estão liberados para o setor independentemente de parcerias vigentes com a federação.
“As pessoas são mais importantes do que qualquer relação comercial. Nosso objetivo é sermos diferentes e democráticos, estimulando o relacionamento setorial”, afirma. Para reservar o uso, basta entrar em contato com a entidade pelo número (11) 91694-6492.
Espaço Fecofar também é ponto de encontro para a federação
A proposta de valor do Espaço Fecofar é aderente à própria história da entidade. A federação reúne sete redes do associativismo e do mercado de franquias com atuação capilarizada – mais de 3 mil lojas espalhadas por mais de 1,2 mil municípios. Ter um ponto de convergência na principal metrópole da América Latina é estratégico.
“Quando decidimos fincar bandeira em São Paulo, queríamos ter uma base que pudesse facilitar nossa interação com a indústria, distribuidores e fornecedores. Sabemos da complexidade logística e, por isso, centralizamos nossos contatos e eventos no principal mercado brasileiro”, argumenta o executivo.
Um exemplo é o Fecofar Day, café da manhã promovido periodicamente pela entidade. Em sua quarta edição no ano, programada para o próximo dia 14 de agosto, o grupo espera receber 50 executivos, representando 15 companhias diferentes.
Estrutura é fruto de investimento de R$ 2 milhões
Localizado no bairro da Vila Olímpia, importante reduto comercial da capital paulista, e com área total de 535 m², o espaço dispõe de salas de diversos tamanhos. Com um investimento de cerca de R$ 2 milhões, a sede também conta com banda larga para a realização de chamadas de vídeo.
Entidade estima faturamento de R$ 6 bi para 2025
A Fecofar registrou faturamento de R$ 512 milhões no período, o melhor resultado desde o início das operações. “Esse desempenho nos dá segurança para projetar uma receita anual superior a R$ 6 bilhões”, declara Robles. A federação reúne as redes Drogarias Max (RJ), Farmácias São Rafael (SC), Farmais (SP), Grupo AMR (MG), Grupo Redemed (PE), MasterFarma (SC) e Rede Multidrogas (SP).